O prefeito de São Luís, Eduardo Braide assina, nesta quinta-feira (17), data em que se celebra o dia Nacional do Patrimônio Histórico, às 9h, a ordem de serviço para início das obras de requalificação e restauração do Complexo Trapiche Santo Ângelo, no Centro Histórico de São Luís. A cerimônia acontecerá no Palácio La Ravardière – Avenida Pedro II, Centro.
A revitalização do conjunto histórico Trapiche Santo Ângelo representa a maior intervenção realizada no Patrimônio Cultural em São Luís nos últimos anos, e será realizada por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), no âmbito do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís – PROCIDADES, em financiamento obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras serão contratadas e supervisionadas pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH).
Os recursos, na ordem de R$ 45.126.123,87, são provenientes de apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio do Instituto Cultural VALE, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com contrapartida do Município de São Luís. Os serviços, com prazo para conclusão de dois anos, serão executados pela empresa Gomes Sodré Engenharia LTDA., especializada em restauração de imóveis históricos e vencedora da licitação.
O projeto cultural da gestão municipal de São Luís foi aprovado no âmbito da iniciativa “Resgatando a História – 01/2021”, do BNDES, com o propósito de receber aporte de recursos para a implementação de projeto arquitetônico de restauro e requalificação capaz de reverter a deterioração das estruturas do histórico conjunto fabril, que é de propriedade do Município de São Luís desde 2007. Com a revitalização, a Prefeitura pretende resgatar o potencial dessa área tanto para uso administrativo, como para cultura, turismo e outros setores.
Revitalização de todo o conjunto histórico do Trapiche Santo Ângelo
Pelo projeto, haverá a requalificação do conjunto dos cinco galpões, duas chaminés, áreas livres e vias de acesso. Assim, essa obra oferecerá à população de São Luís um espaço de vivência coletiva destinado a diversos públicos, a partir da reurbanização de uma das principais entradas do Centro Histórico, declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1997.
Além disso, a execução dos serviços de restauro e requalificação da referida área possibilitará a instalação de pelo menos cinco órgãos da administração pública municipal. Os serviços também possibilitarão a implementação do Centro de Criatividade e Inovação (CECHICS), a ser gerido pela Semispe e que será vetor para o desenvolvimento de políticas municipais relacionadas à economia criativa que visam estimular a diversidade de culturas para a participação nos fluxos de ideias e comércio de produtos e serviços, em especial no Centro Histórico de São Luís. Para viabilizar essa proposta de uso, o Município de São Luís pretende investir aproximadamente R$ 6 milhões em recursos próprios e captação junto a parceiros ao longo dos próximos meses para a execução dessas ações complementares.
Sobre o Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Em 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cargo que ocupou por 30 anos.