Blog do Ligeiro

HU-UFMA recebe estudantes da Europa através de seus programas de intercâmbio

Os alunos participaram de atividades nas áreas de Cirurgia Cardiovascular e Informática para a Saúde

São Luís (MA) – Através do seu Programa de Intercâmbio, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu quatro estudantes europeus, sendo um do programa de intercâmbio da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (International Federation of Medical Students Associations – IFMSA), que veio da Bélgica, e três do Convênio de Mobilidade Acadêmica, vindos da França.

O discente de Medicina da Bélgica, Jacques Mayet, veio para fazer o intercâmbio no Serviço de Cirurgia Cardiovascular. Vinicius Nina, cirurgião cardiovascular do HU-UFMA, tutor local do programa, foi o responsável pelo acompanhamento do intercambista.

Já os estudantes da França, vieram para atuação em projetos específicos na área de Informática para a Saúde. Paul Gornet trabalhou na melhoria no Sistema de Monitoramento de Leitos (Simon), com criação de novos indicadores para o painel de monitoramento desse sistema, utilizando a linguagem de programação PHP e o framework Laravel; Thais Rollet, no desenvolvimento de protótipo inicial do Sistema de Banco de Sangue, utilizando também PHP e Laravel, e Lorene Mare Denise trabalhou no refatoramento do sistema do Serviço Social do setor de nefrologia, que estava com uma tecnologia defasada, sendo substituído pela linguagem (PHP com Laravel). Eles foram acompanhados pelo tutor local, Maurício Ribeiro, que é chefe da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados do HU-UFMA.

O HU-UFMA é campo de prática para estudantes de vários países e seu Programa de Intercâmbio tem como objetivos a qualificação curricular, ganho acadêmico e ampliação da rede de contatos, além do desenvolvimento de habilidades na área de atuação, de comunicação e liderança, oferecendo uma formação complementar mais humanizada. No intercâmbio, os graduandos também tiveram aula de português com uma aluna do curso de Letras da UFMA e professora do Núcleo de Cultura Linguística da UFMA.

Programa IFMSA

O Intercâmbio faz parte das ações promovidas pela Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina, que há 25 anos oferece estrutura para uma experiência universitária completa ao acadêmico da área. A IFMSA é a maior organização estudantil do mundo, congregando mais de 1,3 milhões de acadêmicos de Medicina em mais de 130 países.

O Programa permite ao discente vivenciar sistemas de saúde em outras realidades, sempre preservando os valores de melhoria social. O intercambista fica por um período de até quatro semanas, possibilitando complementar o período não letivo.

Convênio de Mobilidade Acadêmica

É um termo de cooperação científica, cultural e profissional, por meio de convênio de mobilidade acadêmica celebrado entre o Institut Polytechnique de Grenoble (França) e a Universidade Federal do Maranhão. Seu objetivo é estabelecer os termos e condições para a mobilidade de estudantes entre Grenoble INP-UGA e a UFMA. Por meio deste, os estudantes têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas, durante o período da graduação ou da pós-graduação. Os estudantes selecionados ficam por um período de três meses e são da área de Informática para a Saúde na instituição acolhedora.

Importância do intercâmbio

Com o intercambio, tanto os alunos de instituições de fora do País quanto os do curso de Medicina da UFMA podem participar da troca de conhecimento cultural e médico, pois não só aproveitam para conhecer a cultura, mas também a estrutura médico-hospitalar e de ensino de cada país. “Aqui, os estudantes de fora, também têm a possibilidade de conhecer algumas patologias, principalmente doenças tropicais que não existem ou que são raras em outras partes do mundo e que são prevalentes no nosso meio”, disse Vinícius Nina.

O cirurgião avalia o programa de intercâmbio como de grande importância, pois coloca a instituição numa posição de vanguarda. “As pessoas de fora do Brasil reconhecem que aqui temos estrutura e expertise para contribuir com a formação de estudantes de universidades de excelência de grande porte de outros países, e, sobretudo abre possibilidades para que os nossos estudantes possam desfrutar dessa janela de oportunidade, que é conhecer outras realidades”, disse. Ele complementou afirmando acreditar que o intercâmbio fortalece bastante o ensino e estabelece também o momento do vínculo aluno-professor.

Para Maurício Ribeiro, a participação dos estudantes no intercâmbio foi importante para atualização tecnológica de alguns dos sistemas do HU, dentre eles o Sistema de Monitoramento de Leito (Simon), o Sistema da Assistência Social da Nefrologia e a criação de um protótipo para o Sistema de Banco de Sangue. “No caso da Assistência Social é porque estava numa versão antiga da linguagem de programação Java e que foi desenvolvido agora na linguagem de programação PHP. O do Banco de Sangue só tinha análise de requisito e na atualização tecnológica do Simon foi a melhoria de algumas telas de cadastro”, disse.

Intercambistas

“Foi muito interessante, porque a experiência foi bem diferente daquela que tive na Bélgica. Aqui os doutores são muito acolhedores, fui muito bem recebido, podia ingressar nas cirurgias, participar e aprender muitas coisas, explicaram tudo para mim, foi muito legal”, disse Jacques Mayet.

“Vim para fazer esse estágio no hospital e achei muito boa essa experiência que vivenciei aqui no HU-UFMA. Senti que todas as pessoas ficaram felizes em nos ajudar”, afirmou Paul Gornet.

“Eu queria descobrir o Brasil, por isso vim para cá. A cultura na França é diferente daqui do Brasil e descobri muita coisa sobre comida, festas juninas, por exemplo. Fomos bem recebidos no HU-UFMA”, disse a estudante Thais Rollet.

Lorene Mare falou que veio ao Brasil para estudar mais e colocar seus conhecimentos em prática, como por exemplo, na criação de um formulário para ajudar assistentes sociais a preencherem informações para pacientes que aguardam um transplante de rim. “É uma experiência muito enriquecedora. O Brasil é muito diferente da França. Descobri muita coisa aqui na área da cultura, nas paisagens. Realmente gostamos do País”, comentou.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhe