Blog do Ligeiro

Maranhão recebe reunião do GT Regime de Colaboração do Consed

Sob a liderança do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acontece nos dias 09 e 10 de abril a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho Regime de Colaboração do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Realizado pela primeira vez no Maranhão, o evento conta com o apoio da secretária EstaduaL do Amapá, Sandra Casimiro; e reúne gestores e técnicos estaduais que atuam na área da Educação em todo o Brasil.

O evento tem como objetivo discutir soluções conjuntas para desenvolver o regime de colaboração entre estados e municípios. Alguns estados já têm programas e legislações avançados no tema, portanto, a troca de experiências é um dos pontos-chave das atividades do GT.Na programação, estão previstos painéis com especialistas, que irão falar sobre transporte, ICMS e Alfabetização. Além disso, deve ser feito um mapeamento das boas práticas dos estados e apresentado o sumário executivo do Guia de Regime de Colaboração do Consed, que está sendo elaborado a partir das escutas dos técnicos. O documento vai ser revisado pelo Grupo, para que fique alinhado às necessidades dos estados.

Os parceiros da iniciativa são Associação Bem Comum, Instituto Natura e Fundação Leman.

Sobre o Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação fundada em 1986, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais, além da colaboração entre as unidades federativas.

Por meio da Agenda da Aprendizagem, que a cada dois anos elenca os temas prioritários de sua atuação, o Conselho também se organiza em Frentes de Trabalho e, nesses espaços integrados por gestores e técnicos das redes, são discutidas soluções e compartilhadas boas práticas.

A pluralidade de ideias é uma das marcas do Consed e o objetivo comum de seus integrantes é a Educação Pública de Qualidade.

Serviço:
O quê: Reunião do GT Regime de Colaboração do Consed
Onde: Hotel Luzeiros, Rua João Pereira Damasceno, Ponta do Farol, São Luís – Maranhão – Brasil.
Quando: Terça-feira, 9 de abril, a partir das 9h.
Sugestão de entrevista
– Felipe Camarão, vice-governador e secretário do Estado da Educação, presidente do GT.
– Sandra Casimiro, secretária de Educação do Amapá

Fonte: Seduc
Data: 08/04/2024

Compartilhe