Blog do Ligeiro

Seletivo de cursos técnicos do IFMA: começa prazo para solicitar isenção de taxa de inscrição

Tem início nesta terça-feira (08) e vai até o dia 28 de agosto o período para solicitar inscrição gratuita no Processo Seletivo 2024 aos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB) é responsável pela execução do processo seletivo, com gestão do Departamento de Ensino Técnico (DETEC/PRENAE). No total, 5610 vagas estão sendo ofertadas em cursos técnicos de nível médio nos 29 campi da instituição para ingresso em 2024.

Para pedir a gratuidade (isenção do pagamento da taxa de inscrição), o candidato deverá seguir os mesmos procedimentos da inscrição – pela internet, preenchendo o formulário eletrônico que estará disponível de 8 a 28 de agosto. O link da inscrição estará disponível nos sites estudenoifma.ifma.edu.br ou funetec.com.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser realizada pelo candidato que, em razão de limitações de ordem financeira, não puder arcar com o pagamento do valor de inscrição, sob pena de comprometimento do sustento próprio e de sua família. O candidato deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI, entre outros) e ser membro de família de baixa renda. Vale observar que o Número de Identificação Social (NIS) necessário para o pedido de isenção precisa ser pessoal do candidato.

Os candidatos contemplados com isenção da taxa de inscrição estão considerados inscritos e não precisam efetuar nova inscrição. No entanto, o candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido não precisa fazer nova inscrição, mas deverá realizar o pagamento da guia disponível. Para isso, é preciso acessar novamente os sites estudenoifma.ifma.edu.br/tecnico ou funetec.com para verificar a guia de pagamento. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 10 de outubro. O candidato que tiver o seu pedido de isenção mantido como indeferido e não pagar a taxa de inscrição não terá direito de fazer a prova.

Os candidatos devem atentar que o cronograma do Processo Seletivo prevê períodos de inscrições distintos. O primeiro período (08 a 28 de agosto) se destina a candidatos com interesse em concorrer às vagas de isenção de pagamento da taxa de inscrição. Já as inscrições fora do sistema de isenção estarão abertas de 01 de setembro a 09 de outubro, com pagamento da taxa no valor de R$30 (trinta reais), a qual pode ser paga até o dia 10 de outubro.

Em ambos os períodos de inscrição (solicitação de isenção da taxa ou inscrição de pagantes) os Campi e Campi Avançados do IFMA disponibilizarão espaços para o acesso de candidatos que necessitarem, os quais podem ser auxiliados por um servidor devidamente designado pelo Campus, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os endereços das unidades de ensino são indicados no Anexo I do Edital.

Prova

Com data marcada para 19 de novembro (domingo), a prova iniciará às 13h30min e terá duração de 3 horas, devendo o candidato comparecer ao local da prova até as 13h (fechamento dos portões), munido de documento de identidade (RG) original ou de documento oficial de identidade com foto que permita sua identificação pelo fiscal, além de caneta esferográfica azul ou preta transparente. O caderno de prova conterá 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) de Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemática, cada uma delas com 04 (quatro) alternativas, com uma única opção correta. Os conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática constam do Anexo IX do Edital.

Candidatos com deficiência, enfermidade ou lactantes poderão solicitar condição especial para realização da prova, através de formulário eletrônico preenchido no ato da inscrição. Nesses casos, deve-se anexar cópia do CPF e laudo médico (especificações constantes do Edital). Além disso, é necessário informar os aparelhos ou equipamentos que usualmente utiliza, os quais serão colocados sob avaliação do sistema de segurança do processo seletivo.

Matrículas

As matrículas dos candidatos classificados para os cursos técnicos (formas integrada, concomitante e subsequente) poderão ser efetuadas de forma presencial nos Campi e Campi Avançados, nos seus respectivos setores de Registro Escolar ou poderão ser solicitadas de forma on-line nos endereços eletrônicos do IFMA e da FUNETEC-PB. Para a realização da matrícula presencial, os campi organizarão espaços reservados a esse fim seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 vigente. A matrícula presencial ocorrerá no respectivo Campus de escolha do candidato, no horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos dias úteis.

Em 22 de dezembro está previsto para ser divulgado o resultado final do Processo Seletivo com convocação para matrículas, após realização do procedimento de heteroidentificação e avaliação da Comissão Recursal, bem como da divulgação da lista final de excedentes (igualmente após procedimento de heteroidentificação e avaliação da Comissão Recursal, se houver). De 02 a 12 de janeiro de 2024, está prevista a matrícula dos candidatos classificados em primeira chamada. As vagas remanescentes após o fim de cada período de matrícula serão preenchidas seguindo a ordem de classificação dos candidatos excedentes constantes.

Veja todos os detalhes do edital na página.

Isenção (08.08 a 28.08)

Os candidatos podem realizar pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 08 a 28 de agosto, por meio do link abaixo:

Pedido de isenção

Inscrições (01.09 a 09.10)

Os candidatos podem fazer a inscrição no período de 1º de setembro a 09 de outubro. O valor da taxa é R$ 30,00. As inscrições podem ser feitas no link abaixo:

Inscreva-se aqui

Compartilhe