Blog do Ligeiro

Prefeitura de São Luís incentiva aleitamento materno no ‘Agosto Dourado’

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta quarta-feira (2), uma série de ações alusivas à campanha ‘Agosto Dourado’, de conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês. No Parque do Bom Menino, foram realizadas palestras sobre o valor nutricional do leite materno e o papel da rede de apoio à mulher que amamenta.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, disse que a promoção do aleitamento materno é uma atividade permanente das Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. “Na rotina da atenção primária há várias ações de abordagem de gestantes e mães ressaltando que o leite materno é um alimento completo, repleto de anticorpos, fundamental para a saúde dos bebês. Essa estratégia é fundamental para estimular a prática do aleitamento materno exclusivo por seis meses e, continuado por dois anos ou mais, com alimentação complementar saudável”, explicou.

Na abertura do ‘Agosto Dourado’, as gestantes receberam informações sobre cuidados com a ordenha, armazenamento e doação de leite humano e aprenderam algumas técnicas de manejo do aleitamento materno.

O ‘Agosto Dourado’ foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de estimular a amamentação e favorecer o potencial de crescimento e desenvolvimento dos bebês, diminuindo as mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

A Semus recomenda que a criança tenha o leite materno como única fonte de alimentação até os seis primeiros meses de vida, pois ele protege contra diarreia, pneumonia e diminui os riscos de infecções e alergias, além de favorecer o desenvolvimento neurológico. A amamentação também traz benefícios às mães, como melhor recuperação do parto e diminuição do risco de câncer de mama.

Ao longo de todo o mês de agosto, as 78 unidades de saúde da rede municipal estarão realizando mini palestras e rodas de conversas sobre a amamentação.

Compartilhe