Blog do Ligeiro

Pedido de impeachment de Lula bate recorde de assinaturas e será protocolado hoje

O pedido de impeachment do presidente Lula apresentado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) já foi assinado por 129 deputados.

Baseado na comparação feita pelo petista entre a ofensiva israelense em Gaza e o Holocausto, ele será protocolado nesta quarta-feira, 21.

Trata-se do pedido de impeachment com a maior adesão parlamentar até hoje. Até então, o recorde era do processo contra Dilma Rousseff, em 2016.

Naquele ano, a denúncia contra a petista contou com 124 assinaturas.

Entretanto, como mostramos mais cedo, apesar do intenso movimento da oposição, aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apontam que são quase nulas as chances de ele dar seguimento ao pedido de impeachment do petista.

No pedido de impeachment, os parlamentares alegam que as declarações do presidente associando a guerra em Israel ao Holocausto configuram um crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal.

Citam: “São crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

No início desta semana, em agenda na Etiópia, o presidente Lula classificou como genocida a atuação de Israel na Faixa de Gaza e comparou o episódio ao Holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial.

O Antagonista

Compartilhe