Blog do Ligeiro

Novo posto de coleta de leite humano do HU-UFMA iniciou atendimento nesta segunda (28)

Em parceria com a Mais Fraldas, ação seguirá até dia 02 de agosto no estacionamento do Mix Mateus, no bairro da Forquilha.

 

São Luís (MA) – A semana começou diferente para a operadora de caixa, Joice Karine, 38 anos, mãe da Isabela de 11 meses. Ela foi a primeira a utilizar os serviços do novo posto de coleta de leite humano do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh), localizado no estacionamento da empresa Mais Fraldas, dentro da área do Mix Mateus, no bairro da Forquilha.

Ele foi inaugurado nesta segunda-feira (28) como mais uma opção para as mulheres que tem interesse em doar, e simultaneamente funciona como um espaço de orientação para mulheres com dificuldade com o aleitamento materno. A solenidade de abertura contou com a participação dos gestores das duas instituições parceiras, assim como demais profissionais, residentes e população presente no local.

Já conhecendo a importância que o leite materno faz na vida das crianças, a operadora de caixa fez questão de tirar um tempinho para doar. Ela contou que já teve que descartar leite excedente por não ter como retirar de forma adequada. “Logo que retornei ao trabalho, ficava com os seios doloridos no horário em que a bebê costumava mamar e por estar no trabalho e longe dela, tinha que ir ao banheiro descartar o leite. Uma pena, pois sei que é muito importante para um recém-nascido. Poder ajudar outros bebês com a possibilidade de doação em um posto tão pertinho de mim é muito bom”, afirmou Joice Karine.

Um ambiente acolhedor, climatizado e com uma estrutura adequada para proporcionar conforto às mulheres que desejam doar leite humano ou que desejam receber orientações sobre aleitamento materno. Esse é o papel do posto de coleta que o HU-UFMA está levando para fora dos muros do hospital pela primeira vez.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, enalteceu o empenho dos profissionais do Banco de Leite que ao longo da semana se revezarão para fazer com que seja possível acolher o maior número possível de mulheres. “Essa iniciativa nos faz chegar mais próximo da comunidade. Já desenvolvemos a coleta domiciliar, mas poder oferecer um posto de coleta em um local com grande fluxo de pessoas, também reforça o nosso papel focado em oferecer um atendimento cada vez mais disponível para a população”, ressaltou a superintendente.

A iniciativa seguirá do dia 28 de agosto até o dia 01 de setembro, das 09h às 17h e no dia 02 de setembro (sábado), das 08h às 12h. A estrutura da tenda foi montada pelo Grupo Mateus – Mais Fraldas e conta com uma estrutura climatizada, com pia para higienização, poltronas e freezer para armazenamento do leite. O HU-UFMA, além da equipe técnica, levou as bombas extratoras de leite e os materiais necessários para evitar a contaminação de leite, seguindo os critérios do BLH.

José Gutemberg Pereira, gerente executivo do Mais Fraldas, agradeceu a todos os fornecedores que contribuíram para que fosse possível tornar esse projeto uma realidade. “Vamos dar voz a esse movimento. A Mais fraldas nasceu há um ano e meio e o propósito gira em torno do cuidado, da proteção, do carinho e tudo o que estiver conectado com esse propósito, a exemplo desse movimento que estamos fazendo aqui, será muito importante para nós. E o desejo é fazer com que possamos alcançar cada vez mais lugares e cada vez mais pessoas com um projeto tão bonito como esse”, frisou Gutemberg.

A ação integra a programação do Agosto Dourado do HU-UFMA e vem para fortalecer a luta pelo incentivo à amamentação. A solenidade de abertura contou também com as apresentações musicais de Luís Carlos (voz e violão) e do coral dos Residentes Cantantes.

Sobre a Ebserh

 

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhe