Blog do Ligeiro

IFMA e EBC renovam acordo de cooperação para transmissão de canal virtual

(A partir da esq.) Artur Figueiredo, Jean Lima, Carlos César Teixeira, Fernando Lima: continuidade da cooperação

O IFMA e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) renovaram o acordo de cooperação celebrado em setembro de 2020, que prevê a operação de transmissão através do canal virtual 2.3 pela TV IFMA. Com o objetivo de dar a continuidade à parceria institucional, o reitor Carlos César Teixeira Ferreira e o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, assinaram na manhã de 09 de fevereiro (sexta-feira) o Termo Aditivo Nº 04, em solenidade realizada no estúdio da TV IFMA, no Centro de Referência Tecnológica (CERTEC).

“A partir dessa visita do presidente da EBC, celebramos hoje uma renovação do acordo de cooperação do nosso canal, cedido ao Instituto Federal”, disse Carlos César Teixeira, explicando que a cessão do canal 2.3 através do acordo visa a ampliar o projeto do Governo Federal de comunicação pública no Brasil, sobretudo no Maranhão. Segundo o gestor, as ações conjuntas entre as instituições buscam impulsionar o projeto de radiodifusão do Instituto, atualmente pela TV IFMA e futuramente pela Rádio IFMA. Com 29 campi e quatro centros de referência distribuídos no território maranhense, a parceria com o Instituto para a promoção da comunicação pública no estado favorece a divulgação de conteúdo de qualidade para a população.

Jean Lima destacou a atuação do IFMA no Maranhão, e observou que o restabelecimento de um novo acordo de cooperação envolve o aprofundamento da relação com a EBC. “O IFMA tem contato com a população do interior, e é aonde a gente quer chegar, levar o conteúdo, informação, cultura, a diversidade regional”, disse ele. A visita à TV IFMA repercute na ampliação da parceria entre as instituições, reforçada pelo apoio recebido de prefeituras em vários municípios. A transmissão de informação através do canal virtual 2.3 busca estender o alcance da audiência e vencer as atuais dificuldades de comunicação para levar educação às diversas regiões do estado.

Para Fernando Lima, diretor do CERTEC, a parceria entre EBC, IFMA e prefeituras pode levar a uma “revolução” na educação profissional do Maranhão, pelo uso dos meios de comunicação.  “É um projeto extremamente exitoso, e fico muito feliz porque pela primeira vez um diretor-presidente vem conhecer nossa realidade”, disse o diretor, ressaltando a oportunidade de o visitante entender os problemas operacionais da TV IFMA.

Antes da assinatura do termo aditivo, o presidente da EBC teve a oportunidade de visitar as operações da TV IFMA nos espaços do Centro de Referência, como a sala de transmissores, estúdios da TV e da Rádio Nacional. Além disso, Jean Lima pôde conhecer pessoalmente as demandas dos servidores para aprimorar as atividades de comunicação, bem como o planejamento e resultados dos investimentos feitos pelo Instituto na melhoria da estrutura.

Artur Figueiredo, diretor da TV IFMA, referiu-se aos investimentos feitos pelo Instituto na estrutura de transmissão, e informou que o próximo passo é avançar na programação. “Essa é uma parceria que já vem trazendo bons frutos para o IFMA, para a educação maranhense”, disse. De acordo com o diretor, o planejamento para 2024 envolve a ampliação do número de programas para transmissão pelo canal 2.3, assim como de conteúdos educativos, culturais, esportivos, e de cidadania para a nossa sociedade.

Compartilhe