Blog do Ligeiro

Greve no IFMA: gestão dialoga com dirigentes sindicais e servidores

Rodada nacional de negociação está prevista para sexta, 19/04, para tratar das reivindicações dos técnicos-administrativos

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira Ferreira, presidiu reunião, na tarde desta segunda-feira (15/04), da qual participaram a equipe de gestão da Reitoria, entidades sindicais e servidores para dialogarem sobre a pauta de reinvindicações da greve dos técnicos administrativos e professores.

Estiveram presentes representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), seções sindicais de Codó, Maracanã e Monte Castelo, do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINDSEP), de São Luís, Imperatriz e Santa Inês e de servidores dos campi Carolina, Pinheiro, Centro Histórico, Alcântara, Barreirinhas, São José de Ribamar e Viana, além de participações remotas on line.

Dentre as pautas do movimento grevista estão: reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e professores, recomposição salarial, revogação de normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos entre 2016 e 2022, além da recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes. De acordo com os representantes sindicais, o Governo Federal agendou uma mesa de negociação para sexta-feira, dia 19 de abril, com a representação nacional dos servidores técnico-administrativos.

O reitor Carlos César Teixeira reiterou o posicionamento oficial do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) de total apoio aos pleitos dos servidores. O Pleno do CONIF, em reunião realizada no dia 10 de abril, emitiu nota oficial considerando as pautas de reivindicação como absolutamente legítimas, tendo em vista a necessidade de reestruturação de suas carreiras, a reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos sete anos e a recomposição do orçamento das instituições.

“É uma pauta justa, com reivindicações necessárias para a vida institucional da rede federal de educação profissional”, afirmou o reitor. “Vejo com desconforto a situação dos servidores e tenho conversado com a bancada parlamentar para buscar melhorias”, afirmou Carlos César Teixeira.  “Já nos foi apresentado o quanto está corroído o poder aquisitivo do servidor e temos colegas que já não conseguem pagar o plano de saúde”, complementou.  “Há uma necessidade urgente de valorização salarial e reconstrução da carreira”, pontuou.

Ele também abordou a questão do déficit de vagas para professor no IFMA, a crise orçamentária, a necessidade de investimentos e de manutenção.

Ao final da reunião foi deliberado pela constituição de uma comissão mista,  integrada por representantes dos dois sindicatos, por servidores dos campi onde não há seção sindical ou filiados, pelos pró-reitores do IFMA e direção do Centro de Referência Tecnológica (CERTEC), que irá formalizar documento com proposta de  definição de serviço essencial no âmbito do IFMA, para fins de preservação de funcionamento das atividades.

O grupo também deverá realizar uma consulta acerca do processo eleitoral que já se encontra em curso no âmbito do IFMA para a Comissão Disciplinadora, bem como elaborar proposta de readequação do calendário acadêmico.

Situação no IFMA

Campi em Greve: Monte Castelo, Maracanã, Pinheiro, Carolina, Timon, Codó, Viana, Alcântara e Centro Histórico.

Assembleias  agendadas

Itapecuru – segunda (15/04)

Zé Doca – terça (16/04)

Bacabal – terça (16/04)

Coelho Neto – quarta (17/04)

Barra do Corda – quarta (17/04)

São José de Ribamar (17/04)

Barreirinhas – quinta (18/04)

Caxias (18/04)

Compartilhe