Blog do Ligeiro

Com baixo estoque, Banco de Leite Humano do HU-UFMA precisa de doações

Intuito é alcançar as doações necessárias para atender a demanda dos bebês em cuidados intensivos neonatais na instituição

São Luís (MA) – O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, precisa da colaboração de mães lactantes para a doação de leite materno, atitude que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação.

 

leite coletado é destinado para os bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia e para atender essa demanda plenamente em média seria necessária a oferta de 2000 ml de leite por dia, mas a depender do momento esse volume pode ser ainda maior. No entanto, em virtude do baixo estoque, o banco tem possibilitado a oferta de somente 800 ml de leite. “Temos que redistribuir o que temos e complementar as necessidades com fórmula láctea que não é o ideal. Os bebês dependem das doações para serem alimentados com leite materno, que é considerado o padrão ouro da alimentação, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda a essa demanda”, afirma o chefe da Unidade de Obstetrícia e responsável pelo Banco de Leite do HU-UFMA, Antonio Leonardo Rosa.  

 

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno.

 

É uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras ou prestar atendimento nas instalações do BLH no HU-UFMA, que fica localizado na Unidade Materno Infantil – Rua Silva Jardim, s/n – Centro.

 

Para maiores informações, entre em contato com o Banco de Leite do HU-UFMA pelo telefone: 2109-1178 ou pelo WhatsApp: 99163-6833.

 

 Sobre a Ebserh

 O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhe