Blog do Ligeiro

Colégio Eleitoral da UFMA definirá lista tríplice para reitor do biênio 2023-2027

Natalino Salgado ladeado por Leonardo Soares e Fernando Carvalho, vice e reitor eleitos na consulta prévia

 

Uma reunião do Colégio Eleitoral Especial da UFMA, marcada para o dia 14 de setembro, concluirá o processo de construção da lista tríplice para escolha do próximo reitor da instituição de ensino superior a ser enviada à Presidência da República. O prazo para envio da lista se encerra a 60 dias do término da atual gestão. Eleito em 2019 pela terceira vez para dirigir a UFMA, Natalino Salgado é reitor até o dia 11 de novembro de 2023.

Pela consulta pública realizada em 21 de julho, Fernando Carvalho e Luciano Façanha foram os mais votados no processo. Os dois candidatos não fizeram declarações públicas após o pleito e mantém posturas diferentes em relação ao resultado. Carvalho se mantém tranquilo e confiante que os conselheiros vão respeitar a vontade da maioria da comunidade universitária. Já Façanha atua nos bastidores para contrariar a manifestação expressa pelo voto que lhe deu o segundo lugar e inverter a posição na sessão do Colégio Eleitoral.

Fernando Carvalho, que teve o apoio do atual reitor Natalino Salgado, encabeça a lista pelo processo ponderado, onde os votos têm peso diferentes. Na totalização, Carvalho obteve 43,52% dos votos com participação dos docentes (professores), discentes (alunos) e pessoal técnico-administrativo.

O professor Luciano Façanha, com 36,38%, tem expectativa de encabeçar a relação dos reitoráveis valendo-se de um subterfúgio sem qualquer amparo legal na Resolução que regulamenta o processo eleitoral da UFMA. Equivale a alterar as regras do jogo com a partida em andamento. Candidato do Movimento UFMA Democrática, apoiado pela APRUMA, ele não se conformou com o segundo lugar e tenta uma manobra para virar o jogo com discurso escorado em um inexistente voto paritário.

Como o processo considera o voto do professor com peso de 70%, enquanto discente e pessoal técnico-administrativo pesam 15%, Fernando Carvalho foi considerado vencedor já que teve 741 votos dos professores, enquanto que Façanha, 605 votos dos docentes. Quatro nomes concorreram à lista. A terceira colocada no processo, a professora Isabel Ybarra, teve 241 votos enquanto o professor Wener Miranda conquistou 58 votos.

Nas últimas cinco eleições para reitor da UFMA, a votação do Colégio Eleitoral manteve o nome vitorioso na consulta prévia em primeiro lugar na lista tríplice. Inverter a posição seria incoerente com a narrativa que os próprios aliados de Façanha construíram ao longo do processo de respeitar a vontade democrática da comunidade.

Pesa ainda contra as pretensões do candidato que perdeu o pleito a declaração de Lula em reunião com os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior, logo no primeiro mês do novo governo. O presidente garantiu que nomeará o primeiro colocado da lista escolhida pela comunidade universitária para reitor.

Compartilhe