Blog do Ligeiro

Colégio Eleitoral da UFMA confirma Fernando Carvalho como reitor e Leonardo Soares como vice-reitor em primeiro lugar na lista tríplice

 

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 14, o Colegiado Eleitoral Especial, em votação aberta e oral, transmitida pelo canal institucional da UFMA, ratificou o resultado da Consulta Pública para a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade, quadriênio 2023-2027.

A votação ocorreu observando os três nomes mais votados na consulta pública para o cargo de reitor, realizada no dia 21 de julho: Fernando Carvalho (43,52%), Luciano da Silva Façanha (36,38%) e Isabel Ibarra (15,78%); e dos três primeiros colocados no cargo de vice-reitor: Leonardo Soares (29,09%), Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (25,15%) e Ridvan Nunes Fernandes (13,42%), conforme votação da Consulta Prévia.

Durante a reunião, os membros podiam votar em um candidato a reitor e em um a vice-reitor. Para o cargo de reitor, Fernando Carvalho foi o candidato mais votado, com 74 votos; Luciano Façanha, em segundo lugar, recebeu 22 votos; em terceiro, Isabel Ibarra, com 1 voto; também foi registrado 1 voto de abstenção. Para vice-reitor, Leonardo Soares recebeu 82 votos; Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade, 8 votos; e Ridvan Nunes Fernandes, 7 votos; houve 1 voto de abstenção.

Fernando Carvalho, primeiro colocado para o cargo de reitor, manifestou os agradecimentos a toda a comunidade acadêmica e ressaltou o trabalho realizado para que tudo ocorresse da maneira mais clara e objetiva. “No dia 21 de julho deste ano, foi realizada a consulta prévia para a reitoria de nossa Universidade. Nesse pleito, ficamos em primeiro lugar, com 43,05% dos votos, representando a vontade da comunidade acadêmica, em um processo livre e democrático. Hoje o colégio eleitoral especial confirmou a nossa vitória, com 75% dos votos dos conselheiros e conselheiras e formou a lista tríplice que será enviada ao Governo Federal para a nomeação do meu nome como reitor. Meu agradecimento a toda a comunidade acadêmica, que exerceu seu direito de voto, à minha equipe de campanha e aos conselheiros e conselheiras do colégio eleitoral, que ratificaram o resultado das urnas, demostrando o seu compromisso com a vontade da comunidade acadêmica e reafirmando a democracia dentro da nossa Universidade”, declarou.

Do mesmo modo, Leonardo Soares, primeiro colocado para o cargo de vice-reitor, externou sua gratidão à confiança depositada no seu processo de candidatura e de escolha como vice-reitor da Universidade. “Recebi o resultado de hoje com muita felicidade, porque a democracia da Universidade foi mantida. Queria agradecer imensamente a esse colégio eleitoral, principalmente, àquelas pessoas que confiaram em mim. Foi uma votação muito expressiva, com mais de 2/3 do colégio eleitoral chancelando a consulta da nossa Universidade.
Vamos continuar trabalhando muito por esta instituição para prosseguir ampliando o legado do nosso reitor, o professor Natalino Salgado Filho. Esse legado vai continuar sendo trabalhado pelo professor Fernando e pelo professor Leonardo e por toda a equipe que vai compor a gestão superior do próximo mandato”, enfatizou.

Após a votação, a ata da reunião foi aprovada com 84 votos favoráveis e 2 contrários.

Compartilhe