Blog do Ligeiro

Câmara de São Luís realiza live para conscientizar sobre câncer de mama nesta terça-feira (10)

A Câmara Municipal de São Luís vem promovendo uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa e, dando continuidade a esta agenda, realiza a live ‘Câncer de mama: Vamos conversar sobre isso?’. O evento tem como intuito conscientizar e informar sobre a doença e será nesta terça-feira (10), das 19h30 às 20h30, transmitida pelo instagram da instituição. A live é destinada a servidores, usuárias dos serviços de saúde e população em geral.

O objetivo da live é chamar atenção para o diagnóstico precoce como possibilidade para maior chance de cura do câncer de mama; pontuar aspectos emocionais relacionados ao câncer de mama; estimular as boas práticas para a saúde, tendo como foco principal a atenção a cuidados preventivos contra o câncer de mama; informar sobre os equipamentos públicos que podem ser procurados para a prevenção e tratamento da doença.

O evento terá mediação da assistente social da Câmara, Karoline Rocha. “É um momento de debate e reflexão, relativo ao movimento mundial Outubro Rosa. O foco é conscientizar servidores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também, estreitar o relacionamento com o público estratégico da Câmara”, pontuou Karolina Rocha.

O debate será ministrado pela médica Edyane Brito. Ela possui graduação em Medicina, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, com pós-graduação em Sexualidade Humana. Integra o grupo de Residência da Unidade Materno Infantil, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Atende na Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (CAAMA/ OAB) e é membro da Sociedade de Ginecologia do Maranhão (Sogima).

A live é organizada pela Diretoria de Comunicação da Câmara, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional; pelo Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; e pelo Departamento Médico de Assistência aos Servidores, por meio do Serviço Social.

Conscientização – O câncer de mama é o segundo com maior incidência na população feminina – mundial e brasileira – atrás apenas dos tumores de pele, de acordo com a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo o órgão, são esperados 704 mil casos novos da doença no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. As regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% da incidência. O diagnóstico precoce continua sendo o passo mais importante para a cura.

Outubro Rosa – O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que desde então, promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades nos Estados Unidos começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos.

Hoje, o Outubro Rosa é lembrado em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, e daí em diante, passou a ser repetido em vários cantos do país.

Compartilhe