Blog do Ligeiro

11 de Abril – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

ASSISTÊNCIA

Profissional do HU-UFMA oferece esclarecimentos sobre a doença de Parkinson

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é celebrado nesta quinta-feira (11), mas o tema é amplamente debatido durante todo o mês

 

São Luís (MA) – No Brasil, cerca de 200 mil pessoas são afetadas pela doença de Parkinson. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. Nesta quinta-feira (11), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, data criada para esclarecer a sociedade e promover debates sobre a condição. Em São Luís, o Hospital da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferece atendimento especializado e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do Ambulatório de Distúrbios do Movimento e de Ambulatório Neurocirúrgico.

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa, crônica e sem cura. Conforme explica o neurocirurgião do HU-UFMA, Jairo Ângelos, trata-se da segunda doença neurológica degenerativa que mais acomete a população mundial – atrás apenas do Alzheimer. Entre os principais sintomas motores estão rigidez, tremor, lentidão e instabilidade postural. Além deles, o paciente pode apresentar sintomas não-motores. “Os sintomas não motores nós temos a alteração do humor, alterações do sono, constipação intestinal, depressão, dentre outros. As alterações psiquiátricas como demência e alucinações geralmente são observadas nas fases mais tardias da doença”, esclarece o neurocirurgião.

A condição ainda não pode ser identificada na sua fase pré-clínica ou pré-motora, já que não há exames específicos para detectar o Parkinson. Por isso mesmo, o diagnóstico segue como um desafio para médicos e pacientes. Atualmente, a neuroimagem funcional – mais precisamente com a cintilografia com Trodat – auxilia na confirmação da doença em casos que geram dúvidas, mas o diagnóstico é essencialmente clínico.

O controle dos sintomas é feito por meio de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia e exercícios físicos, que melhoram a capacidade funcional. Casos mais avançados podem ser controlados com o implante de marca-passo cerebral, que age sobre áreas do cérebro afetadas pela doença, assim regredindo em até cinco anos o avanço dos sintomas.

Abril da Tulipa Vermelha

O dia 11 de abril é considerado o Dia Mundial do Parkinson, mas o tema é amplamente debatido durante todo o mês, o chamado “Mês da Tulipa Vermelha”. A doença foi descrita pela primeira vez pelo médico inglês James Parkinson em 1817.

 

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Compartilhe