Blog do ligeiro

UFMA apresenta inovações em serviços tecnológicos às pós-graduações

SÃO LUÍS – Modernização de ferramentas, sistemas, infraestrutura e processos. Essas e outras ações estão sendo desenvolvidas pela Superintendência de Informação, Sistemas e Tecnologia (IS&T) da UFMA com intuito de aperfeiçoar a governança e a segurança de tecnologia da informação. Para isso, na manhã da última quarta-feira (19), a IS&T, em parceria com a Diretoria de Pós-graduação (DPG) da Ageufma, realizaram uma reunião com coordenadores das pós-graduações da UFMA, no auditório Sérgio Ferretti (CEB Velho), com intuito de apresentar as inovações implementadas nesses serviços, no que tange à atuação das pós-graduações.

Entre as principais iniciativas, estão as parcerias com a Microsoft e o G Suíte for Education, por meio da Rede Nacional de Pesquisa, que em 2019, firmaram um termo de cooperação que possibilita alunos, docentes e servidores técnicos administrativos utilizarem recursos e produtos que compõem diversas ferramentas tecnológicas de ponta.

G Suíte for Education é serviço que oferece versões de vários produtos Google, como por exemplo o Gmail, servidor de e-mail que, para a diretora de pós-graduação da ageufma, Flávia Nascimento, trouxe mais dinamicidade e confiabilidade no uso do e-mail funcional da instituição. “Teremos espaço na nuvem, poderemos ter acesso a formulários de pesquisa e a atividades com os alunos e, além disso, temos acesso ao Google Drive, com grande capacidade de armazenamento de arquivos”, informou.

Outra ferramenta substancialmente últil é o Dashboard Power Bi, da Microsoft. Trata-se de um painel de interface gráfica que fornece visualizações rápidas dos principais indicadores de desempenho relevantes para um objetivo ou processo específico.

Flávia Nascimento colocou ainda, em relação ao dashboard, que será uma forma de trazer transparência de dados e informações relevantes como os de oferta de bolsas, por exemplo. “Todos saberão quem são os programas que estão recebendo bolsas. De quais centros, de quais câmpus e valores aplicados naqueles programas. Poderemos ter informações para definir a distribuição de bolsas e de controle de qualidade. Por exemplo: quem tem mais bolsa é quem esta produzindo mais? A Capes está trabalhando isso”, finalizou a Diretora.

O Superintendente da IS&T, Anilton Bezerra, destacou que a UFMA está passando por um processo de modernização nesse sentido. “Sob orientação do reitor Natalino Salgado, estamos nos dedicando para oferecer o melhor atendimento e as melhores ferramentas, sistemas, equipamentos e processos de gestão da tecnologia da informação, com intuito de auxiliar as pós-graduações da UFMA”, afirmou.

Deixe uma resposta