Blog do ligeiro

UFMA abre exposição no Palacete Gentil Braga e promove lançamento de livros

Em mais uma etapa do projeto Do Nosso Jeito, o Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga) apresenta duas atrações: a Noite Literária, com o lançamento de obras de autores vinculados à UFMA, e a exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’, com a trajetória da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) na realização de projetos artísticos nas áreas do teatro, da música, das artes visuais e audiovisuais, com foco no Festival Guarnicê de Cinema. O evento ocorre no dia 18 de março, às 18h30 e é exclusivo para convidados.

Após a abertura, a exposição ficará disponível para a visitação do público do dia 19 de março a 15 de abril, apenas no período da manhã, das 8h às 11:30, de segunda a sexta, exceto em feriados. A iniciativa compõe a programação do projeto Guarnicê Itinerante, viabilizado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Maranhão.

“A exposição nos brinda com o prazer de revisitar 46 anos de contribuição da Universidade Federal do Maranhão para a arte e a cultura maranhense, prestigiando-se, sobretudo, aqueles que contribuíram com esta bela caminhada”, afirmou a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi.

Noite Literária

Seis obras serão lançadas, incluindo a nova edição de ‘’Noite Sobre Alcântara’’, de Josué Montello, ex-reitor da Universidade. O livro será representado por Joseane Maria de Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, instituição que preparou a nova tiragem em parceria com a Casa do Autor Maranhense e a Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

As outras obras são: “Coreiras – Performance e Jogo no Tambor de Crioula”, de Cássia Pires, professora e chefe do departamento de Artes Cênicas da UFMA; ‘’Epigramas de Arthur Azevedo’’, de Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA, e José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras; ‘’Memórias (En)cantadas’’, de Euclides Moreira Neto, Diretor Geral da Rádio Universidade e ex-diretor da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC); ‘’Trechos em Textos: Memórias que Formam Poesias’’, da poetisa e MC de rap Jéssica Cantanhede; e ‘’O Cheiro do Tempo’’, de Sanatiel Pereira, Diretor da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e membro da Academia Ludovicense de Letras.

Do Nosso Jeito

O Do Nosso Jeito é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e patrocinado pelo Grupo Mateus, pela SECMA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pelo Governo do Maranhão. A iniciativa tem por objetivo difundir atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens.

Por: Paulo Vinicius Coelho – DAC

Revisão: Jáder Cavalcante

Deixe uma resposta