Blog do ligeiro

Semapa entrega kits de irrigação a agricultores da zona rural de São Luís

Prefeito Edivaldo e secretário da Semapa, Aldo Rogério (de óculos) foram à zona rural entregar kits de irrigação a agricultores

Prefeito Edivaldo e secretário da Semapa, Aldo Rogério (de óculos) foram à zona rural entregar kits de irrigação a agricultores
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Aldo Rogério, entregaram, na manhã de ontem, kits de sistemas de irrigação a famílias de trabalhadores rurais do polo agrícola de Anajatiua, na zona rural de São Luís.
Os kits de irrigação representam um incremento à qualidade dos produtos fornecidos pelos agricultores familiares cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela prefeitura na capital, com o objetivo de proporcionar o acesso ao alimento às famílias em vulnerabilidade social.
De acordo com o secretário Aldo Rogério, serão entregues 26 kits de irrigação, que beneficiarão cerca de 300 famílias de agricultores cadastrados no PNAE e no PAA. “A iniciativa, com certeza, fortalecerá os produtos e evitará a compra das mãos de atravessadores”, ressaltou.
Só no polo de Anajatíua, foram entregues 11 sistemas de irrigação. Serão beneficiados, ainda, os polos agrícolas de Itapera, Calembe, Marinha, São Joaquim, Arraial, Terra do Rumo, entre outros.
Cada sistema de irrigação é composta por uma bomba submersa, 100 aspersores por hectare, tubulação de PVC de 50 mm de diâmetro; cerca de 160 tubos/hectare, em média; tubos de PVC de 20 milímetros de diâmetro, entre outros itens.
A família do agricultor Josivaldo Costa da Silva, de 45 anos, foi uma das que recebeu o kit de irrigação. Ele comemorou a possibilidade de aumento da sua produção com a nova tecnologia implantada em seus canteiros de hortifruti. “Passamos da irrigação manual para a mecanizada. Isso é um avanço muito importante para todos nós, que vivemos da agricultura familiar”, declarou, satisfeito.
A agricultora Raimunda Vieira de Sousa, 53 anos, também foi contemplada com o kit de sistema de irrigação. “Com irrigação automatizada, conseguimos produzir em menos tempo e fornecer um produto de melhor qualidade, além de aliviar um pouco o trabalho que tínhamos de irrigar o plantio manualmente”, relatou.

Deixe uma resposta