Blog do ligeiro

São Luís recebe reunião de reitores dos institutos federais de educação

Reitor Roberto Brandão anfitrião do Conif

Reitores de 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e do Colégio Pedro II estarão reunidos na capital maranhense nesta segunda e terça, dias 7 e 8 de março, debatendo sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a organização do Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês).

Eles participam da 61a Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no Rio Poty Hotel. A entidade, presidida desde o dia 17 de fevereiro, pelo reitor do IFSUL Marcelo Bender Machado, é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.
O reitor do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Roberto Brandão, integra o quadro de dirigentes da instituição como diretor financeiro. “É um grande orgulho para nós sediarmos esse encontro”, sintetizou. O reitor maranhense afirmou que o Conif vive um momento de fortalecimento político. “O Conselho busca o aperfeiçoamento do trabalho dos institutos federais, sua consolidação, a melhoria na prestação de serviços, o ensino de qualidade, mais pesquisas aplicadas e mais extensão tecnológica”, analisou.
A abertura oficial do evento ocorrerá na segunda, 7/3, em solenidade a se realizar no Teatro Viriato Correia, no Campus do IFMA Monte Castelo, a partir das 14 horas, com a presença do ministro da Educação Aloizio Mercadante e do governador Flávio Dino.
Sobre o Conif
A valorização, o fortalecimento, a defesa e a consolidação das instituições da Rede Federal integram os principais objetivos do Conif. Atualmente a Rede Federal é integrada por 562 unidades implantadas em todo o Brasil. Até o fim de 2018, mais 208 unidades deverão ser implantadas.
No Maranhão, o Ifma conta com 26 campi (três em fase de implantação), três núcleos avançados, três campi avançados e um Centro de Vocação Tecnológica (em fase de implantação) distribuídos por todas as regiões do Maranhão. E oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. A instituição também atua na educação a distância, por meio de 29 polos de apoio presencial.
Para o êxito das ações, o Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos, de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o Conselho e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.
Histórico – Criado em março de 2009, após a publicação da Lei n° 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Conif foi consolidado a partir da extinção do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica – Concefet.
A diretoria da entidade é integrada, ainda, por Jerônimo Rodrigues da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto de Assis Passos (diretor Administrativo) e Antônio Venâncio Castelo Branco (diretor de Relações Institucionais).
O Pronatec
Através do Pronatec, centenas de milhares de pessoas já conseguiram se especializar. O programa contou com 2,8 milhões de matrículas entre 2011 e 2014. E no ano passado foram oferecidas mais de 200 mil vagas em diversas instituições, tendo o Instituto Federal do Maranhão capacitado cerca de 3.400 pessoas em 2015.
O Pronatec oferece mais de 600 cursos de curta duração, que vão de 30 até 170 horas totais, chamados de cursos profissionalizantes ou livres, e mais de 220 cursos técnicos, que possuem em média, de 180 horas totais a até 340 horas totais.
O lançamento das ações do Pronatec 2016 irá acontecer em Brasília, na quarta-feira, 9/3, em evento no Palácio do Planalto, com a presença de todos os reitores dos institutos federais.
O WFCP
O Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos é um evento internacional a ser realizado, pela primeira vez, no Brasil, em Vitória (ES), entre 23 e 27 de setembro, com organização do CONIF.
O WFCP é o principal evento mundial para a educação profissional e técnica e reúne líderes mundiais do sistema educacional para discutir avanços no setor. A WFCP é integrada por uma rede internacional de colleges, escolas politécnicas e de associações de colleges, cujo objetivo é promover o fortalecimento das lideranças que lidam com a educação para a economia global.
Neste ano, gestores de instituição de ensino técnico de todo o Brasil e do mundo irão debate o tema “O papel da Educação Profissional no século XXI”.

Deixe uma resposta