Blog do ligeiro

São Luís recebe reitores dos institutos federais de todo o país

posse_ diretoria_conif_2016

A reunião em São Luís será a primeira organizada pela nova diretoria do Conselho, empossada em 17 de fevereiro
Reitores de 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e do Colégio Pedro II estarão reunidos na capital maranhense nesta segunda e terça, dias 7 e 8 de março, debatendo sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a organização do Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês).
Eles participam da 61a Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no Rio Poty Hotel. A entidade, presidida desde o dia 17 de fevereiro, pelo reitor do IFSUL Marcelo Bender Machado, é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.
O reitor do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Roberto Brandão, integra o quadro de dirigentes da instituição como diretor financeiro. “É um grande orgulho para nós sediarmos esse encontro”, sintetizou. O reitor maranhense afirmou que o Conif vive um momento de fortalecimento político. “O Conselho busca o aperfeiçoamento do trabalho dos institutos federais, sua consolidação, a melhoria na prestação de serviços, o ensino de qualidade, mais pesquisas aplicadas e mais extensão tecnológica”, analisou.
A abertura oficial do evento ocorrerá na segunda, 7/3, em solenidade a se realizar no Teatro Viriato Correia, no Campus do IFMA Monte Castelo, a partir das 14 horas, com a presença do ministro da Educação Aloizio Mercadante e do governador Flávio Dino.
Sobre o Conif
A valorização, o fortalecimento, a defesa e a consolidação das instituições da Rede Federal integram os principais objetivos do Conif. Atualmente a Rede Federal é integrada por 562 unidades implantadas em todo o Brasil. Até o fim de 2018, mais 208 unidades deverão ser implantadas.
No Maranhão, o Ifma conta com 26 campi (três em fase de implantação), três núcleos avançados, três campi avançados e um Centro de Vocação Tecnológica (em fase de implantação) distribuídos por todas as regiões do Maranhão. E oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. A instituição também atua na educação a distância, por meio de 29 polos de apoio presencial.
Para o êxito das ações, o Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos, de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o Conselho e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.
Histórico
Criado em março de 2009, após a publicação da Lei n° 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Conif foi consolidado a partir da extinção do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica – Concefet.
A diretoria da entidade é integrada, ainda, por Jerônimo Rodrigues da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto de Assis Passos (diretor Administrativo) e Antônio Venâncio Castelo Branco (diretor de Relações Institucionais).
O Pronatec
Através do Pronatec, centenas de milhares de pessoas já conseguiram se especializar. O programa contou com 2,8 milhões de matrículas entre 2011 e 2014. E no ano passado foram oferecidas mais de 200 mil vagas em diversas instituições, tendo o Instituto Federal do Maranhão capacitado cerca de 3.400 pessoas em 2015.
O Pronatec oferece mais de 600 cursos de curta duração, que vão de 30 até 170 horas totais, chamados de cursos profissionalizantes ou livres, e mais de 220 cursos técnicos, que possuem em média, de 180 horas totais a até 340 horas totais.
O lançamento das ações do Pronatec 2016 irá acontecer em Brasília, na quarta-feira, 9/3, em evento no Palácio do Planalto, com a presença de todos os reitores dos institutos federais.
O WFCP
O Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos é um evento internacional a ser realizado, pela primeira vez, no Brasil, em Vitória (ES), entre 23 e 27 de setembro, com organização do CONIF.
O WFCP é o principal evento mundial para a educação profissional e técnica e reúne líderes mundiais do sistema educacional para discutir avanços no setor. A WFCP é integrada por uma rede internacional de colleges, escolas politécnicas e de associações de colleges, cujo objetivo é promover o fortalecimento das lideranças que lidam com a educação para a economia global.
Neste ano, gestores de instituição de ensino técnico de todo o Brasil e do mundo irão debate o tema “O papel da Educação Profissional no século XXI”.

Deixe uma resposta