Blog do ligeiro

Rubens afirma que Bolsonaro desdenha do povo enquanto governador Flávio Dino cria auxílio emergencial para artistas e empresários

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (12), o governador Flávio Dino falou sobre o avanço do coronavírus em todo o país e a ampliação das medidas estabelecidas através do decreto vigente. O endurecimento nas medidas é uma forma de tentar diminuir a ocupação dos leitos de UTI em todo o estado, que voltou a cair após as inaugurações do Hospital de Campanha de Imperatriz e criação de novos 136 leitos em São Luís, mas que chegou aos 90%.

O novo decreto prorroga a suspensão do funcionamento presencial do funcionalismo público, o funcionamento de bares e restaurantes de forma total e o funcionamento de igrejas e templos religiosos com no máximo 30% da sua capacidade. Flávio Dino anunciou ainda a criação de dois auxílios emergenciais para atender o público atingido pelo decreto, que tem vigência até o próximo dia 21 de março.

O primeiro  pacote de Auxílio Emergencial  será destinado ao setor cultural de São Luís no valor de R$ 600, o critério é ter participado da Lei Aldir Blanc, com parcela única creditada até o dia 19 de março, mediante cadastro na Secretaria de Estado da Cultura –  SECMA. Já o segundo auxílio será destinado para donos de bares e restaurantes com valor de R$1 mil, também com parcela única creditada na sexta-feira (19), em breve as inscrições para interessados será disponibilizado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia – SEINC

O secretário estadual de Articulação Política – Secap, Rubens Pereira Jr. destacou a postura do governador Flávio Dino no enfrentamento da pandemia, ressaltando inclusive o auxílio emergencial estadual.

“O governador tem mostrado a seriedade com que a pandemia deve ser encarada, tanto que apesar do aumento do número de casos, o Maranhão segue com o menor número de mortes por cem mil habitantes. A própria criação dos auxílios é um reflexo dessa política de priorização das vidas, enquanto Bolsonaro anuncia um auxílio no valor de 200 reais, o governador reconhece a importância de atender a classe artística e os empresários com a criação dos auxílios de 600 e 1000 reais para atender as categorias nesse período” afirmou Rubens.

Secap na logística da vacina

A Secap atua na logística de distribuição das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde aos 217 municípios maranhenses. Nesta semana, mais 66.800 doses da vacina chegaram à São Luís e rapidamente foram enviadas aos superintendentes regionais  para a distribuição em todo o Maranhão. Ainda na coletiva, o governador garantiu que a vacinação é prioridade do governo e que é a melhor maneira para vencer o vírus.

“Temos observado o resultado positivo na diminuição dos casos nos países que priorizaram a vacinação, por isso estamos em contato permanente com os governadores para garantir o direito de adquirir novas doses de maneira direta. Após autorização do STF, o consórcio de governadores do Nordeste negocia a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V para ampliar esse processo e garantir que mais vidas sejam perdidas e que possamos voltar a viver normalmente”  finalizou.

Deixe uma resposta