Blog do ligeiro

Reitor do IFMA se reúne com secretário de Estado do Turismo

(Da esq. p/ dir.) Roberto Brandão, Paulo Henrique Campos Matos e Carlos Cesar Teixeira Ferreira. 

 

O reitor do IFMA Carlos Cesar Teixeira Ferreira se reuniu na manhã desta terça-feira (26) com o secretário de Estado do Turismo Paulo Henrique Campos Matos, no gabinete da Reitoria, em São Luís. Durante a visita, eles trataram sobre o estabelecimento de acordos de cooperação entre as instituições. O encontro foi acompanhado pelo ex-reitor do Instituto (2012-2020), Roberto Brandão.

O objetivo, segundo Carlos Cesar Teixeira Ferreira, é que as instituições possam celebrar a assinatura de um protocolo de intenções, um convênio sistêmico entre as entidades que deverá envolver todos os campi do IFMA, nas áreas de turismo, gastronomia, hospitalidade e lazer, meio ambiente e demais cursos relacionados. Por meio da parceria, será possível estabelecer programas de estágios, pesquisa, ensino de extensão, cooperação técnica e outras ações.

O reitor apresentou os projetos estratégicos IFMA Amazônia, como exemplo de parceria entre as instituições, e Memorial IFMA, como amostra de ação ligada a área de memória, patrimônio e turismo. “O Maranhão possui um potencial turístico enorme, com belezas naturais inigualáveis, um povo acolhedor e uma cultura reconhecida nacional e internacionalmente. Nesse contexto, o IFMA apresenta oferta de cursos, programas, projetos e ações voltados ao atendimento dos aglomerados econômicos e, consequentemente, a cadeia do turismo. A parceria com a Secretaria de Estado do Turismo garantirá o fortalecimento do nosso Projeto Institucional e mais espaço para a atuação da nossa comunidade acadêmica”, destacou Carlos Cesar Teixeira Ferreira.

A visita foi agendada pelo secretário, que busca oficializar a parceria com o IFMA. Paulo Henrique Campos Matos destacou reconhecer a importância do Instituto Federal como instituição indutora do desenvolvimento socioeconômico do Maranhão e também a robustez da capilaridade do IFMA em todo o Estado – são 29 campi e 89 polos de Educação a Distância em 87 cidades maranhenses.

Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do IFMA devem trabalhar na elaboração da minuta do protocolo de intenções. Posteriormente será agendado momento solene para a celebração da parceria.

Carlos Cesar Teixeira Ferreira convidou ainda o secretário para acompanhar do IFMA em visita ao Campus Alcântara e ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no mês de maio, com o objetivo de prospectar ações conjuntas no município.

Deixe uma resposta