Será realizado nesta sexta-feira, 10, das 8h às 18h, na sede da entidade, no bairro do Calhau, em São Luís, o processo de registro de chapas interessadas em concorrer na eleição que definirá o comando da diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2025/26.
De acordo com o edital do pleito interno, que acontecerá de maneira secreta na quarta-feira, 15, o registro só poderá ser feito no dia de hoje no período improrrogável já citado.
Faz-se necessário preencher e registrar os vinte cinco cargos que irão integrar a diretoria, que obrigatoriamente devem ser disputados por prefeitos e prefeitas – reeleitos ou eleitos.
O prefeito eleito de Bacabal, Roberto Rocha (MDB), figura como favorito para vencer a eleição para presidência, uma vez que, desde o ano passado, e agora mais recentemente com velocidade acelerada, vem recebendo dezenas de apoios de gestores municipais de diversas regiões do Estado.
O emedebista conta com o apoio do Palácio dos Leões, que trabalha nos bastidores para que aconteça o mesmo que ocorreu em 2023, quando Ivo Rezende (PSB), então prefeito de São Mateus, foi aclamado presidente.
O prefeito reeleito de Peritoró, Dr. Júnior, foi instigado por políticos dinistas a concorrer como forma de confrontar a ainda pré-candidatura de Costa.
O vice-governador Felipe Camarão (PT), esta semana, manteve uma conversa com Dr. Júnior e, de acordo com o que foi apurado, solicitou que o mesmo abdicasse do projeto e compusesse com o grupo do prefeito de Bacabal como gesto para pacificar o campo governista rumo a 2026.