Blog do ligeiro

Prefeitura realiza ação de educação para o trânsito no Centro da capital

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Saúde (Semus) e de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou, na manhã desta terça-feira (25), ação alusiva à campanha Maio Amarelo que tem como tema nacional “No trânsito, sua responsabilidade Salva Vidas”. A ação, que ocorreu no Centro da capital, no conjunto semafórico entre as avenidas Alexandre de Moura, Guaxenduba e Cajazeiras, serviu para alertar a respeito dos índices de mortes por acidentes nas ruas e avenidas. A ação contou ainda com a participação do Comitê Interinstitucional do programa Vida no Trânsito, da Semus.

A cada parada semafórica, com cartazes e distribuição de material informativo, membros da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus alertavam sobre os benefícios da boa conduta dos motoristas, motociclistas, ciclistas e também pedestres para evitar acidentes. Um dos cartazes, produzido pelo Grupo SOS Vida, integrante do Comitê Interinstitucional do programa Vida no Trânsito, citava o índice de mortes de pedestres (28 no total) no trânsito da capital maranhense em 2020.

Os bonecos Joca, Juca e Gigi, mascotes de campanhas de educação para o trânsito da SMTT, também participaram da ação. “Em São Luís, infelizmente ainda são comuns os atendimentos na rede pública municipal referentes a pessoas que se acidentaram no trânsito. Logo, o trabalho preventivo e de conscientização da Prefeitura de São Luís na gestão Eduardo Braide tem sido fundamental para a diminuição dos índices de atendimentos em ocorrências que, em muitos casos, podem ser evitadas”, disse o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

Para o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro, a participação das duas secretarias no engajamento das atividades do projeto, cada uma com suas atividades específicas, reforça a presença do Município na prestação de serviço cujo objetivo primordial é proteger vidas. “Por essa razão, as duas pastas do Município se uniram nesta ação, com o intuito de levar informação e orientação sobre os resultados positivos que atitudes como respeito e responsabilidade podem gerar, quando o assunto é trânsito seguro”, complementou.

Com a parceria, o Município de São Luís se coloca como agente participativo no processo de chamar a atenção da sociedade para os registros de óbitos e de feridos no trânsito. O objetivo do Maio Amarelo é apontar medidas e possíveis soluções para garantir a segurança de todos no trânsito.

Deixe uma resposta