Blog do ligeiro

Prefeitura de São Luís registra recorde em atendimento on-line ao contribuinte

O atendimento on-line, via aplicativos de mensagens e e-mail facilitou o atendimento prestado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), aos contribuintes. O canal de atendimento via Whats App registrou, no mês de agosto, cerca de 1.200 atendimentos. Os serviços oferecidos pelo site do órgão também foram bastante procurados.

“Todas as ações no atendimento da Semfaz, visando à descentralização dos serviços, tem como foco facilitar o acesso do contribuinte ao órgão e são realizados conforme orientação do prefeito Eduardo Braide. Hoje, o cidadão pode acessar todos os serviços da Semfaz de forma on-line, via Whats App ou em um dos postos de atendimentos espalhados por São Luís”, disse o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini.

Pelo aplicativo de mensagem, o contribuinte tem acesso a diversos serviços, como informações e esclarecimento de dúvidas; emissão de guias para pagamento de IPTU, ISS, Alvará e outros impostos municipais; emissão de certidão negativa de débitos; deferimento de credenciamento; consulta de movimentação de processos; emissão de notas fiscais já pagas; emissão de certidão de ITBI (de 2016 a 2021); emissão de diploma de alvará e outras.

O atendimento via aplicativo de mensagens está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h através dos números (98) 99156-0673 e 99162-9940, que atendem somente via Whats App. Pelo canal, o contribuinte é rapidamente atendido e recebe todas as orientações sobre a demanda enviada.

A disponibilização do canal de atendimento on-line e dos postos de atendimento, criou um novo comportamento nos contribuintes. Nos últimos meses, foi verificado uma diminuição no atendimento presencial na sede do órgão, uma maior busca pelos postos de atendimento, o aumento real no atendimento via WhatsApp e o crescimento dos acessos aos serviços disponíveis no site da Semfaz.

IPTU

O IPTU concentra muitas demandas, com o lançamento digital do imposto, a Prefeitura verificou a necessidade da criação de um canal próprio de atendimento via Whats App. Assim, o cidadão com demandas de IPTU, tem a opção de entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento do IPTU via aplicativo de mensagens ou por e-mail. Todas as demandas serão respondidas pelo número (98) 99114-9142 ou pelo e-mail: centraldeiptu2021@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Site Semfaz

No site da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), os acessos só crescem. Somente no mês de agosto, em relatório produzido, foram verificados 121.754 acessos ao site com cerca de 20.556 novos usuários da plataforma.

Os contribuintes têm acesso a diversos serviços e de acordo com o relatório, a maior busca é concentrada nos serviços de emissão de certidão, verificação de inscrição imobiliária, emissão de guia de alvará, emissão de Nota Fiscal, ISS, ITBI e emissão de formulário.

 Postos de Atendimento

O contribuinte que optar pelo atendimento presencial ou que sua demanda não puder ser resolvida pelos canais on-line, deverá buscar um dos postos de atendimento da Semfaz localizados em diversos pontos da capital.

Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455)

De segunda a sexta-feira – das 8h às 16h

 Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – Agendamento pelo site do Procon

De segunda-feira a sábado – das 9h às 21h

 Viva Cidadão (Golden Shopping) – Agendamento pelo site do Procon

De terça-feira a sábado – das 9h às 21h

 Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – Agendamento pelo site do Procon

De segunda a sexta-feira – das 9h às 21h

 Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab)

De segunda a sexta-feira – das 8h às 14h

 Terminal de Integração do São Cristóvão – Agendamento pelo site do Procon

De segunda a sexta-feira – das 7h às 17h

Deixe uma resposta