Blog do ligeiro

Prefeitura de São Luís realiza vacinação contra a Covid-19 em idosos de 60 anos da Zona Rural 

  •  

    A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), disponibilizou um posto de vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir dos 60 anos que vivem na Zona Rural. O ponto fica no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Distrito Industrial, localizado no KM 5 da BR-135, no bairro Tibiri. O espaço atenderá até esta terça-feira (18), das 8h às 17h.

    A disponibilização do posto faz parte das estratégias da Prefeitura de São Luís para descentralizar e facilitar o acesso da população à vacina contra Covid-19. Para o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, a ampliação da cobertura vacinal a este público específico é um compromisso da atual administração. “São Luís tem avançado na imunização dos grupos-alvos do plano nacional. Essa é a meta da gestão do prefeito Eduardo Braide, de que a imunização contra a Covid chegue a cada vez mais pessoas em nossa cidade. Para isso, montamos um planejamento com a identificação do público e a logística que envolve as equipes da saúde, do Sesi e de outros órgãos do Município, para que os idosos pudessem estar sendo vacinados nestes dois dias”, disse.

    A dona de casa Zilma Rodrigues, 60 anos, aproveitou a facilidade para se proteger contra o coronavírus. “Eu ainda não tinha me vacinado pois da Vila Sarney, onde eu moro, para os locais de vacinação é complicado o deslocamento. Mas, com um posto aqui perto de casa, ficou mais fácil me proteger dessa doença”, comentou.

    O carpinteiro José Ribamar Bispo Monteiro, 63 anos, também saiu do local vacinado. “É muito importante para a gente que é idoso se proteger contra essa doença. Eu ainda não tinha vacinado porque aqui para a gente tudo é longe, mas com o posto aqui na BR ficou bem melhor”, disse.

    Antes da execução deste trabalho, as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que compõem o território ativo do distrito específico da Zona Rural foram mobilizadas na busca ativa por pessoas que ainda não haviam sido imunizadas contra o coronavírus. Os idosos beneficiados se cadastraram previamente na plataforma “#VacinaSãoLuis”, disponível no site da Prefeitura de São Luís. “Aquelas pessoas que, por algum motivo, não conseguiram efetuar a inscrição na plataforma são cadastradas na hora do atendimento. Para isso, basta apresentar um documento de identidade com foto”, informou o secretário de saúde de São Luís.

    Para o deslocamento do público com maior dificuldade de acesso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou ônibus próprios para o transporte das pessoas. Já o transporte dos lotes, organização e apoio na segurança da vacinação foi feito pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal.

Deixe uma resposta