Blog do ligeiro

Prefeitura de São Luís prorroga vacinação contra Covid-19 na Zona Rural até esta quinta-feira (20) 

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), prorrogou a vacinação no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Senai do Distrito Industrial. Até esta quinta-feira (20), além de idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades especificadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) acima dos 18 anos e residentes na zona rural, também poderão tomar a vacina contra a Covid-19 no posto montado na área externa do centro, que fica às margens da BR 135, no bairro do Tibiri.

“Seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide, estamos buscando formas de ampliar a vacinação na capital maranhense e a parceria com o Sesi nos possibilitou levar a vacina até os idosos e pessoas com comorbidades que moram na zona rural da Ilha”, explicou o secretário municipal de saúde, Joel Nunes.

No local, também estão sendo atendidas pessoas no sistema drive thru, para quem tem mobilidade reduzida, como é o caso dos pais de Elma de Sena. “A equipe de vacinação foi até nossa casa no mês passado para vaciná-los, mas eles estavam gripados e agora aproveitei esse posto aqui perto para garantir a vacinação deles”, comemorou a cabeleireira, moradora do Maracanã.

 Quem também aprovou a ideia do posto na zona rural foi Maria de Fátima Moura, de 66 anos. “Ficou bom, pois eu não precisei me deslocar para outro ponto de vacinação longe de casa”, explicou a aposentada, que mora na Vila Esperança.

Para o aposentado José de Ribamar, de 63 anos, morador da Estiva, a imunização contra a Covid representa um alívio para ele e sua família. “Estou muito feliz, graças a Deus pude vacinar. Estava difícil ir em um dos locais e essa vinda aqui no Sesi me ajudou bastante”, disse.

Tanto os idosos quanto às pessoas com comorbidades foram identificadas pelas 13 unidades básicas de saúde que compõem o território ativo do distrito da Zona Rural da cidade. Para facilitar o acesso, a Semus está trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que disponibilizou ônibus escolares para auxiliar no transporte dos idosos.

A ação também conta com a participação da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, no transporte dos lotes das vacinas, além de auxiliar na organização e segurança.

Até o final da manhã desta quarta-feira (19), 330 pessoas já haviam sido imunizadas no local, o que representa uma média de 100 pessoas vacinadas por dia no ponto itinerante, que funciona das 8h às 17h.

Deixe uma resposta