Blog do ligeiro

Prefeitura de São Luís inicia obras de infraestrutura e trânsito na Santa Efigênia e bairros adjacentes nesta quarta-feira (12)

A Prefeitura de São Luís inicia, a partir desta quarta-feira (12), um conjunto de obras de melhorias da mobilidade urbana no bairro da Santa Efigênia e região adjacente. Os serviços consistem na reestruturação da pavimentação e na instalação de novo conjunto semafórico no cruzamento entre a Avenida Principal e Avenida Tancredo Neves e serão executados pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Trânsito e Transportes (SMTT).

“Vamos avançar no pacote de obras em andamento pela Prefeitura naquela região, beneficiando a população dos bairros Santa Efigênia, Santa Bárbara, Cidade Operária e São Raimundo. Já fizemos serviços de melhorias estruturais com drenagem profunda e colocação de asfalto em boa parte das ruas; agora, as equipes do Município iniciam mais uma etapa que compreenderá, também, a instalação de novo conjunto semafórico para melhorar e dar mais fluidez ao tráfego no local”, disse o prefeito Eduardo Braide que, desde o início da gestão, tem acompanhado os serviços e dialogado com os moradores desses bairros.

A área é uma das mais movimentadas da capital e faz parte das rotas de transporte público. As vias contempladas ligam os bairros da Cidade Operária e Santa Efigênia, sendo um cruzamento muito usado por motoristas que vêm da Estrada de Ribamar sentido bairros da região ou fazem o sentido contrário. Por conta do volume de serviços, a SMTT vai alterar o trânsito em alguns trechos, contribuindo com a segurança de condutores, pedestres e das equipes da Semosp que estarão no local. Agentes de trânsito estarão nos principais pontos da interdição para orientar a população e disciplinar o fluxo de veículos na área.

“A região já foi contemplada com serviços de manutenção asfáltica de forma emergencial para garantir a trafegabilidade. Agora, vamos executar os serviços de melhoria de infraestrutura e trânsito, a fim de sanar os alagamentos que são frequentes, durante o período chuvoso”, disse o titular da Semosp David Col Debella.

Os trabalhos consistirão na retirada da atual camada asfáltica, que está danificada, e na colocação de nova base de pavimento de concreto para dar mais resistência ao alto fluxo de veículos. O trecho receberá ainda dispositivos de drenagem superficial e sarjetas. Após a conclusão dos serviços, a SMTT realizará a implantação de conjunto semafórico e de nova sinalização na região.

Mudanças no trânsito 

A interdição será na Avenida Tancredo Neves, na altura da Academia Gênesis, onde haverá bloqueios do fluxo de quem vem da Avenida 103, sentido Avenida Tancredo Neves, bem como do fluxo de quem vem da Avenida Alexandra Caldas, também para a Avenida Tancredo Neves.

O primeiro bloqueio será feito na via de quem vem da Avenida 103 para a Avenida Tancredo Neves (Cidade Operária). Quem precisa desse acesso, usará o desvio sentido ida e volta pela Avenida João Alberto e Avenida Paraíso.

O segundo bloqueio ocorrerá no acesso da Avenida Alexandra Caldas (Estrada da Mata) para a Avenida Tancredo Neves (na altura da Santa Efigênia). Nesse trecho, o desvio no sentido da Santa Efigênia para Estrada da Mata será pela Rua São Jorge -Avenida Alexandra Caldas. O desvio no sentido Estrada da Mata para Santa Efigênia será feito pela Rua São Geraldo.

Deixe uma resposta