Blog do ligeiro

Prefeitura de São Luís impulsionará ações que unem educação e agricultura familiar na Zona Rural

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Educação (Semed), está desenvolvendo ações para apoiar os agricultores familiares da Zona Rural da capital, ao tempo em que beneficia a comunidade escolar da rede municipal de ensino.

“Temos investido de forma efetiva no trabalho colaborativo entre nossas secretarias. A Semed e a Semapa trabalharão em conjunto em assuntos que são transversais às duas pastas como é o caso de temas como merenda escolar, capacitação técnica para agricultores familiares e outros assuntos que receberão atenção especial da nossa gestão. Só assim, unindo esforços, é que conseguiremos levar à população de São Luís mais qualidade de vida”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Entre as iniciativas, as duas pastas trataram, em reunião na última quinta-feira (23), sobre o Programa Nacional de Abastecimento Escolar (PNAE), em reunião dos secretários Liviomar Macatrão (Semapa) e Esmênia Miranda (Semed). O programa favorece tanto a melhoria da merenda escolar, quanto o fortalecimento da produção agrícola local.

“O PNAE é um programa nacional executado pela Prefeitura por intermédio dessas duas secretárias. A lei em vigor estabelece que, no mínimo, 30% dos repasses da educação com alimentação sejam gastos com alimentos provenientes da agricultura familiar e nós, juntos, vamos viabilizar para que isso venha a acontecer de fato”, disse o secretário Liviomar Macatrão.

Outro ponto importante abordado no encontro foram os cursos de capacitação técnica oferecidos pela Semed e que estão relacionados às ações da Semapa oferece. Um exemplo é a escola Casa Familiar Rural, instituição que funciona com a colaboração entre as duas secretarias.

“Com as duas secretarias trabalhando juntas vamos efetivar esses projetos. Nossos técnicos trabalharão focados para que esses objetivos sejam alcançados. Sem dúvida, nossa parceria tem tudo para dar certo e trazer melhorias para o Município”, declarou a secretária de educação, Esmênia Miranda.

Deixe uma resposta