Blog do ligeiro

Prefeitura de São Luís e Unicef firmam parceria para instalar Estação de Lavagem de Mãos em escolas municipais

Com o intuito de minimizar os impactos da crise provocada pela Covid-19, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo), vão instalar 40 estações de lavagem de mãos em escolas municipais de São Luís.

A parceria vai reforçar os cuidados sanitários nas escolas de toda a rede. Para isso, a Prefeitura e a Semed devem executar um plano com reforço nos protocolos sanitários de prevenção à pandemia para dar segurança e tranquilidade a toda comunidade escolar.

“A rotina de higienização das mãos é primordial para evitar doenças e será indispensável para a volta às aulas com segurança, preservando a saúde de nossas crianças, adolescentes, profissionais da educação e toda comunidade escolar. Por isso, a gestão do Prefeito Eduardo Braide vem trabalhando desde o início do ano na organização e no planejamento para garantir que o calendário escolar seja cumprido seguindo as orientações sanitárias e preservando nossos alunos, professores e todos os servidores”, disse a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda.

Para Ofélia Silva, chefe do escritório do Unicef no Maranhão, “as crianças e adolescentes precisam de uma atenção especial neste período de pandemia. Buscamos apoiar os governos para garantir que cada um dos estudantes tenha seu direito à educação”, complementou.

As visitas técnicas iniciaram no dia 29 de abril no Núcleo Rural, e ocorrerão durante todo o mês de maio nos núcleos Anil, Centro, Cidade Operária, Coroadinho, Itaqui Bacanga e Turu/Bequimão. “As 40 estações de lavagem de mãos serão instaladas durante todo o mês de junho”, segundo Patrícia Caldas, chefe da Assessoria Técnica Pedagógica da Semed.

“Neste primeiro momento estamos fazendo o reconhecimento de todas as escolas. Portanto, é fundamental avaliar a situação das Unidades de Ensino Básico para iniciarmos as instalações das pias”, disse a assessora técnica pedagógica da Semed, Eliane Pinheiro.

Segundo Nagibi Dias Abdalla, professora da rede e diretora do Núcleo Rural, essa parceria beneficia não só a comunidade escolar, como os familiares dos estudantes da rede municipal de ensino. “A parceria da Semed com o Unicef é muito valiosa porque o projeto vai além de uma estação sanitária. É uma conscientização de higiene pessoal coletiva que transcende os muros das escolas, alcançando toda a comunidade no entorno”, disse.

Participaram também da visita às seis escolas da zona rural de São Luís, a professora e coordenadora da Semed, Kátia Celene, o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Emerson Rodrigues e servidores do Cesjo, que ficará responsável pelas instalações das pias nas escolas municipais.

Deixe uma resposta