Blog do ligeiro

 Prefeitura de São Luís e Sebrae-MA lançam Sala do Empreendedor Digital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), colocou em operação, nesta terça-feira (8), a Sala do Empreendedor Digital, espaço que concentra serviços disponibilizados de forma on-line e de fácil acesso aos microempreendedores individuais locais. O lançamento da plataforma aconteceu por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura de São Luís e do prefeito Eduardo Braide, por questões de segurança sanitária. O acesso à Sala do Empreendedor Digital deve ser feito pelo endereço eletrônico: http://saoluis.ma.gov.br/saladoempreendedordigital.

“Trago uma boa notícia para os empreendedores e empreendedoras de São Luís. Já está no ar a Sala do Empreendedor Digital. Por meio desta plataforma on-line, é possível fazer a abertura de empresas, alteração cadastral, declaração anual, emissão de nota fiscal, solicitar alvarás e licenças e muitos outros serviços para facilitar a vida de quem quer investir em novos negócios em nossa cidade ou buscar atendimento para o seu empreendimento”, disse o prefeito Eduardo Braide em seus perfis nas redes sociais, destacando, ainda, que agora São Luís conta com três salas do empreendedor, pois, além do novo serviço digital, há duas salas onde é possível receber o atendimento presencial.

O lançamento on-line da Sala do Empreendedor Digital foi também uma forma de incentivar o acesso e mostrar como a ferramenta e vai facilitar a legalização de negócios informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), fortalecendo, assim, a economia municipal, diminuindo a burocracia no atendimento.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a ferramenta on-line oferece os mesmos serviços que as salas destinadas para o atendimento presencial. “A Sala do Empreendedor Digital tem a mesma função das que estão funcionando em espaço físico, ofertando todos os serviços para que os donos de pequenos negócios e empresários tenham acesso facilitado e desburocratizado quando forem resolver questões empresariais e de tributos junto ao poder público municipal. Estamos otimistas e confiantes de que o projeto será um grande sucesso”, destacou.

Parceria

Mauro Borralho afirmou ainda que a parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Sebrae só vem se fortalecendo a partir do programa Cidade Empreendedora, lançado pelo prefeito Eduardo Braide em julho de 2021. O programa viabiliza um ambiente de negócio propício ao desenvolvimento econômico do município, principalmente por meio dos pequenos negócios locais, maior força da economia da capital maranhense”, disse Borralho.

Por meio do Cidade Empreendedora Digital, os serviços ficam disponíveis on-line, de maneira gratuita, com maior agilidade na resposta ao público, com consultores e o pessoal do atendimento treinado pelo Sebrae para dar o devido tratamento às demandas dos empreendedores de São Luís.

         No espaço digital, a comunidade empresarial vai encontrar todos os serviços prestados por uma Sala do Empreendedor tradicional, com a vantagem de serem operacionalizados remotamente por acesso virtual, podendo ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar.

Serviços

Entre os serviços oferecidos, estão a formalização de empresas, alteração contratual, baixa empresarial, emissão da Declaração Anual do Simples Nacional (DANS/SIMEI), informações referentes à Nota Fiscal (Comércio e Serviços), emissão de Certidões de Regularidade Fiscal e Tributária, orientações sobre procedimentos necessários para regularização de registro e funcionamento das empresas, consulta da situação fiscal e tributária das empresas, emissão de Guia para Recolhimento mensal (DAS), informações sobre cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura e parceiros, informações sobre compras públicas e licitações da Prefeitura de São Luís, entre outros serviços.

Além de todos os serviços, na Sala do Empreendedor Digital de São Luís, o interessado poderá ainda saber das principais notícias e ações da Prefeitura, fazer download de ferramentas para melhorar a gestão do seu negócio, conhecer e consultar o calendário de eventos, agendar consultorias especializadas, ter acesso a vídeos sobre gestão e muitas outras soluções para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Atendimento

O atendimento será on-line, executado por agentes de desenvolvimento preparados para atender os empreendedores, tirar dúvidas e realizar serviços. O empreendedor também terá à disposição o atendimento via chat, a qualquer momento.

Caso o empreendedor prefira o atendimento presencial, a Prefeitura de São Luís disponibiliza duas Salas do Empreendedor com serviços presenciais, sendo uma na Casa Brasil (Avenida China, s/nº, Anjo da Guarda) e outra na Cohab, no Centro de Apoio ao Trabalho – CAT (Avenida Senador Costa Rodrigues – Ed. Sílvia – Térreo, 11 – ao lado do Terminal de Integração), além dos serviços oferecidos pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), localizada à Rua do Giz, no Centro.

Deixe uma resposta