Blog do ligeiro

Prefeitura de Paço do Lumiar ganha unidade móvel para promover atendimento à comunidade

A Prefeitura de Paço do Lumiar conta com mais uma nova ferramenta para atender e agilizar o cadastramento e atualização de informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), trata-se da unidade móvel de atendimento que atuará nas comunidades mais afastadas no município de Paço do Lumiar.

O automóvel vai auxiliar nas ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, tendo entre suas vantagens a ampliação da promoção do acesso aos programas e benefícios sociais, e também fará um reforço na busca ativa dos beneficiários inseridos no sistema, que precisam fazer a atualização cadastral.

O Cadastro Único concede ao beneficiário o direito ao recebimento de benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, que deve ser atualizado pelo usuário a cada dois anos, para que não perca o benefício, ou mantenha o direito à continuidade do recebimento.

“A unidade móvel contará com balcão para atendimento, dois computadores interligados a uma central de internet própria e poderá fazer em média mais de 50 atendimentos diários”, explicou o coordenador do Cadúnico e do Programa Bolsa Família de Paço, Manoel Adler Gomes.

O atendimento disponibilizará o apoio de uma equipe composta por cinco profissionais: dois digitadores, um assistente social, um atendente, além do motorista.

“Este tipo de serviço levado pela prefeitura, por meio da secretaria até as comunidades mais distantes, certamente vai ajudar a elevar o número de famílias cadastradas e, consequentemente, beneficiadas por programas sociais, contribuindo de forma macro para o aumento do índice de cobertura em nosso município”, avaliou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga.

Independentemente das ações da unidade móvel, as mais de 75 mil pessoas cadastradas no município, bem como aquelas pessoas que precisam fazer o seu primeiro cadastro no Cadúnico, continuarão a ser atendidas normalmente nas duas unidades do CRAS (Av. 13 do Maiobão e o outra na Rua 08, Tambaú), no Centro Administrativo no setor do Bolsa família, e também na unidade que passará a funcionar, em breve, no Iguaíba – Morada do Bosque.

Deixe uma resposta