Blog do ligeiro

Prefeito Eduardo Braide participa das comemorações dos 15 anos do CAISI

 

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta segunda-feira (16), das comemorações dos 15 anos do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), localizado no bairro Filipinho. A unidade atende o público com idade a partir de 60 anos, prestando toda a assistência necessária para garantir a qualidade de vida na terceira idade aos ludovicenses. Por causa da pandemia, os idosos cadastrados foram vacinados contra de Covid-19 no local e também foram testados para. Nas próximas semanas os atendimentos, que estavam reduzidos, começam a ser retomados de forma gradual.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje, comemorando os 15 anos de atendimento desta unidade que presta um serviço muito importante, que é cuidar da saúde dos nossos idosos de São Luís. No início da campanha de vacinação contra Covid-19, lançamos aqui a imunização dos idosos para assegurar que todos pudessem se imunizar e ficar protegidos. Em nossa gestão vamos investir para ampliar os cuidados e a atenção em saúde para essa população que tanto já contribuiu com nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, que agradeceu toda a dedicação da equipe pelo excelente trabalho prestado no CAISI.

Além da equipe e idosos atendidos na unidade, participaram das celebrações os vereadores Marcial Lima (Podemos), líder do Governo na Câmara Municipal de São Luís; e Raimundo Penha (PDT). “Quero parabenizar o prefeito Eduardo Braide que em quase oito meses de gestão já visitou duas vezes o CAISI. Isso demonstra o cuidado e atenção que ele tem com a população idosa e sua preocupação para a melhoria do atendimento nessa unidade que é fundamental porque, mais que garantir serviços de saúde, constrói laços de amizade que são muito importantes nessa fase da vida”, afirmou Marcial Lima.

O CAISI recebe idosos de toda a cidade e tem capacidade para fazer até 15 mil atendimentos mensais. Por causa da pandemia da Covid-19, os atendimentos foram reduzidos em 30% para evitar aglomerações e garantir a segurança do público que é de risco para a doença. “Já nas próximas semanas vamos retomar de forma gradual todos os atendimentos que foram reduzidos, garantindo assistência para um número maior de idosos da nossa cidade “, informou Paulo Sérgio França, diretor geral da unidade.

A retomada da totalidade dos atendimentos no CAISI é possível porque toda a população idosa já recebeu as duas doses de vacina contra a Covid-19. Além disso, a unidade tem feito a testagem dos pacientes atendidos no local bem como das equipes para assegurar que todos estejam livres do novo coronavírus.

 

Serviços do CAISI 

O CAISI realiza atendimentos ambulatoriais com equipes multiprofissionais em especialidades como geriatria, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, educação física entre várias outras, incluindo serviço social. Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupos terapêuticos, de convivência, de memória e atividades físicas como ioga, hidroginástica, alongamentos, pilates, ginástica funcional e fortalecimento muscular, etc.

Os idosos atendidos no CAISI são referenciados pela rede de atenção básica em saúde ou um ambulatório especializado. Ao dar entrada na unidade, o idoso passa por uma triagem feita pela equipe de enfermagem e serviço social para a avaliação multidimensional por meio da qual são identificadas todas as necessidades e a elaboração do plano de cuidados onde são definidos todos os atendimentos que ele receberá.

A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e fica localizada na Rua Salvador de Oliveira, nº 12, Sítio Leal, bairro Filipinho.

Deixe uma resposta