Blog do ligeiro

Prefeito Eduardo Braide anuncia vacinação de adolescentes de 13 anos contra a Covid-19 para esta quinta-feira (5)

O prefeito Eduardo Braide anunciou para esta quinta-feira (5), a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 13 anos. Oito postos municipais de vacinação estarão abertos exclusivamente para atender este público, das 8h às 18h: Centro de Vacinação – Sebrae; Centro de Convenções UFMA; Drive thru UFMA; Centro de Vacinação UEMA; Drive thru UEMA; Drive thru Shopping da Ilha; IFMA Maracanã; e Drive thru Ceuma Renascença.

“A vacina para imunizarmos os nossos adolescentes de 13 anos chegou e vamos dar continuidade a aplicação já nesta quinta-feira (5). Fomos a primeira capital brasileira a vacinar todos os adultos e estamos empenhados para também ser a primeira a vacinar todos os adolescentes até 12 anos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Devem ser vacinados cerca de 13 mil adolescentes de 13 anos ao longo da quinta-feira (5). Esta nova chamada ocorre após São Luís receber um novo lote de 22.836 mil doses de vacinas Pfizer, única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos.

Para a vacinação, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e devem apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis.

Horários por mês de nascimento

Os nascidos no primeiro semestre (janeiro a junho) devem procurar os postos de vacinação no período da manhã. Já os nascidos no segundo semestre (julho a dezembro) podem se vacinar à tarde. A medida é para evitar aglomerações e agilizar o atendimento.

Para se vacinar é preciso estar cadastrado na plataforma #VacinaSãoLuís. Para isto basta preencher todas as informações solicitadas no formulário. O cadastro deve ser feito pelo endereço: https://saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Quem for se vacinar nesta quinta-feira (05) pode acompanhar pelo #FilômetroSãoLuís o melhor local para tomar sua dose de vacina.  Para verificar as informações e escolher o melhor lugar pra se vacinar basta acessar saoluis.ma.gov.br/filometro.

O prefeito Eduardo Braide iniciou a imunização de adolescentes no dia 13 de julho, já tendo sido vacinados jovens de 17, 16, 15 e 14 anos, totalizando 48.863 mil doses aplicadas. “Com a chegada de novo lote do imunizante da Pfizer, estamos podendo retomar a vacinação dos adolescentes, dessa vez na faixa de 13 anos. A vacinação em massa, incluindo os novinhos ludovicenses, é uma prioridade deste momento na gestão do prefeito Eduardo Braide”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Capital Brasileira da Vacina

A vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 se tornou viável pela rapidez com que a Prefeitura de São Luís conduziu a etapa de vacinação de adultos, tornando-a, oficialmente, a capital brasileira da vacina.

Em pouco mais de seis meses, mais de 98% da população adulta já tomou a primeira dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. E mais de 30% da população acima de 18 anos já encerrou o ciclo de imunização tomando a segunda dose das vacinas ou a dose única do imunizante Janssen.

Com isso São Luís segue na dianteira da Campanha Nacional de Imunização contra Covid-19, sendo a capital mais adiantada na vacinação e a primeira a vacinar adolescentes sem comorbidades.

Segunda dose

Além da aplicação da primeira dose para os adolescentes de 13 anos, a Prefeitura de São Luís segue com a vacinação de segunda dose. Na quinta-feira (5) quem for tomar a segunda dose de vacina deve se dirigir para o Centro Municipal de Vacinação (CMV) UNDB (Ginásio), das 8h às 18h.

O prefeito Eduardo Braide reiterou a importância de manter os cuidados sanitários. “Apesar de São Luís ter avançado na vacinação, é importante manter todos os cuidados, usar máscara, higienizar sempre as mãos com álcool em gel, manter distanciamento social para evitar o surgimento de novos casos da doença. Assim, com vacina e mantendo os protocolos sanitários, vamos vencer a pandemia”, concluiu.

Deixe uma resposta