Blog do ligeiro

PCdoB repudia insultos de Fernando Furtado, mas não anuncia punição

fernandofurtado1Por meio de nota de esclarecimento, a direção estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), repudiou as declarações preconceituosas do deputado governista Fernando Furtado.
Furtado chamou índios de “bando de veadinhos” e “baiotolas” durante uma audiência pública, no município de São João do Carú.
No período da manhã, o presidente da sigla, secretário de Estado de Assuntos Políticos, Marcio Jerry, sugeriu, nas entrelinhas de uma postagem em rede social, a expulsão de Furtado da sigla.
Na nota oficial, no entanto, a legenda não anunciou punição ao deputado. Disse apenas esperar retratação pública do comunista, que há pouco se negou a conceder entrevista à imprensa.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação às declarações do deputado Fernando Furtado, o PCdoB Maranhão, por sua Comissão Política Estadual, esclarece:
  1. As declarações do deputado ofendem não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos;
  2. Consideramos a declaração do deputado uma falta grave cometida contra índios, homossexuais e com o nosso partido, razão pela qual a repudiamos publicamente;
  3. No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao partido;
  4. O PCdoB reafirma seu irrestrito compromisso com a proteção aos direitos dos povos indígenas e contra quaisquer manifestações de conteúdos homofóbicos.
São Luís, 21 de setembro de 2015

Deixe uma resposta