Blog do ligeiro

NA UFMA, 80% dos aprovados no Sisu são maranhenses

sisu ufmaA Universidade Federal do Maranhão ofertou 2.413 vagas para o primeiro semestre de 2016 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para esta edição, as vagas dos 60 cursos foram distribuídas entre os campi de Bacabal (50), Chapadinha (120), Imperatriz (256), Pinheiro (80) e São Luís (1.907). Dos convocados para matrícula, mais de 80% são maranhenses.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 135 mil candidatos se inscreveram para cursos na instituição. AUFMA apresentou a maior concorrência entre todas as universidades, com média geral de 56,3 candidatos por vaga, nesta edição do SiSU.
Das 2.413 oferecidas pela universidade – considerando a ampla concorrência e o sistema de cotas – 86,95% dos aprovados são maranhenses, enquanto que 13,05% são oriundos de outros estados. Para a pró-reitora de Ensino em exercício, Conceição de Maria Moura Nascimento Barros, estes dados são significativos, pois refletem a importância do ensino que a universidade vem praticando. “Essa procura dos alunos pela UFMA é resultado do trabalho que a universidade vem desenvolvendo na sociedade no que concerne ao ensino, à pesquisa e à extensão; na confiança em nossos professores, mestres e doutores; e na própria expansão da universidade no continente, que este ano, será responsável pela admissão dos 506 calouros”, revelou.
A professora Conceição Moura analisou ainda o impacto que esses dados têm na evasão superior. “Quando o aluno está junto da família, conhece e confia na instituição e já está familiarizado com a realidade social do estado, esse número de evasão é bem menor nas universidades, trazendo estabilidade ao ensino e subsídios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala, numa realidade na qual ele já convive”, apontou.
Matrículas
Para os selecionados na chamada regular do SiSU as matrículas são efetuadas até esta terça-feira, 26. Em São Luís, as matrículas são realizadas no Centro Pedagógico Paulo Freire. Já em Bacabal, Chapadinha, Imperatriz e Pinheiro, as matrículas são registradas nas secretarias acadêmicas, obedecendo os horários de 9h às 12h e das 14h às 18h em todos os campi de oferta dos cursos.
Documentos necessários (originais e cópias):
a) Duas fotos 3×4 coloridas e recentes, de frente, iguais e ainda não utilizadas;
b) Registro Geral de Identidade (RG);
c) C.P.F;
d) Prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos;
e) Título de Eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos;
f) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou estudos equivalentes, devidamente registrado ou autenticado pelo órgão competente;
g) Histórico Escolar do Ensino Médio;
h) Declaração assinada, de acordo com o modelo constante no Anexo II do Edital Nº 365/2015;
i) Comprovante de residência atualizado (no máximo 90 dias).
A documentação é diferenciada para os candidatos cotistas e com necessidades especiais, por isso é necessária a leitura do Edital Nº 365/2015-Proen.
Lista de espera
Os candidatos não selecionados ou selecionados para a segunda opção, mas que desejam a primeira opção, têm até o dia 29 de janeiro para manifestar, pelo site do SiSU, seu interesse na lista de espera que leva em consideração somente a primeira opção.
É importante que o candidato que manifestou seu interesse na lista de espera fique atento aos prazos e editais que serão divulgados entre os dias 4 e 11 de fevereiro. Uma vez manifestado o interesse, será necessária a confirmação eletrônica desse candidato no site da UFMA, que estará disponível somente em fevereiro. Caso o candidato não realize este procedimento, não poderá participar da lista de espera gerada pela instituição.
Fonte: site da UFMA

Deixe uma resposta