Blog do ligeiro

Marcial Lima propõe realização de concurso para ampliar efetivo da Guarda Municipal de São Luís

O líder do Governo na Câmara, vereador Marcial Lima (Podemos), informou que irá propor ao prefeito Eduardo Braide a realização de concurso público para ampliar o efetivo da Guarda Municipal de São Luís.

Na última quarta-feira, dia 16, o vereador esteve reunido com o secretário municipal de Segurança com Cidadania, delegado Marcos Affonso, e toda a equipe técnica da Semusc.

Durante a reunião, Marcial Lima pediu informações sobre o déficit no efetivo da Guarda, com a quantidade de guardas municipais que se aposentaram, estão afastados ou que saíram do serviço por um motivo ou outro. O secretário Marcos informou que há um déficit de 120 vagas na Guarda Municipal.

“Por esta razão, estou sugerindo ao prefeito Eduardo Braide que lance – não sei quando vai poder fazer isso por causa da pandemia – um edital de concurso para a Guarda Municipal de São Luís para 120 vagas. A justificativa é exatamente o déficit. Faltam 120 homens e mulheres na Guarda Municipal”, afirmou o vereador.

Segundo ele, outro assunto tratado na reunião foi sobre o projeto de lei do Poder Executivo, referente ao Plano de Cargos e Carreira da Guarda Municipal, que tramita nas comissões técnicas da Câmara. “Nós temos algumas adaptações, algumas emendas a fazer a este projeto, assim que ele chegar para votação no Plenário”.
Durante a reunião na Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, o vereador Marcial Lima propôs que a Guarda Municipal trabalhe em conjunto com a Polícia Militar, e faça rondas nas praças e outros logradouros públicos, e trabalhando como uma guarda metropolitana para a segurança na cidade.

“Mas, para isso, estamos sugerindo à Prefeitura que melhore os equipamentos da Guarda. A Guarda tem um videomonitoramento muito bom. A sala de videomonitoramento funciona plenamente. Mas não tem equipamentos. Fizeram a sala de videomonitoramento, mas não melhoraram os equipamentos da Guarda Municipal”, afirmou Marcial Lima.

Ele explicou que, atualmente, os 400 homens e mulheres da Guarda Municipal de São Luís trabalham nos Centros de Vacinação.

“Desde o momento em que o Estado faz a entrega das vacinas à Prefeitura, quem toma de conta é a Guarda Municipal. Todos os centros de vacinação hoje em São Luís têm a presença da Guarda Municipal. Assim que, com fé em Deus, passar essa pandemia, a Guarda Municipal estará sendo utilizada, segundo o secretário Afonso, também no trabalho de segurança da cidade, o que é muito bom”, ressaltou Marcial Lima.

Deixe uma resposta