Blog do ligeiro

Ilha da Ciência e Academia Maranhense de Ciência transmitem conjunção de Júpiter e Saturno

SÃO LUÍS – Na noite de hoje, ocorrerá a grande conjunção dos planetas Saturno e Júpiter, em que o Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA fará a transmissão do evento a partir das 18h por meio de suas redes sociais no Instagram e no Facebook e de forma presencial no Forte de Santo Antônio, localizado na Península.

O alinhamento entre a Terra, Júpiter e Saturno ocorre somente a cada 20 anos. No entanto, existe outro fenômeno ainda mais raro. Júpiter e Saturno irão se aproximar um do outro, de forma que, se vistos a olho nu, parecerão formar um planeta duplo. Estima-se que a última vez que isso aconteceu foi há aproximadamente 397 anos.

Além do alinhamento dos planetas, será possível ver as quatro maiores luas de Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Ao público que estiver presente no local, o Laboratório disponibilizará equipamentos para melhor acompanhamento da conjunção, tudo dentro das recomendações de segurança e saúde. O evento todo deve ter duração de aproximadamente uma hora.

O professor Antônio Oliveira, coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, ressalta que a perfeita observação depende das condições climáticas: “Um céu limpo, sem chuva e nuvens vai proporcionar uma das melhores observações dos últimos tempos e tudo aponta para que seja um espetáculo astronômico. Estamos muito entusiasmados com a conjunção”.

Saiba mais

O evento realizado pelo Laboratório Ilha da Ciência conta com apoio da Academia Maranhense de Ciência (AMC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Maranhão (SBPC–MA), do Forte Santo Antônio da Barra, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube RadioTube

Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Kaio Lima

Deixe uma resposta