Blog do ligeiro

Gincana encerra Campanha Abril pela Segurança do Paciente no HU-UFMA

Quem nunca brincou de telefone sem fio? Ela fez parte da infância de muitas pessoas, mas mesmo sendo uma brincadeira, traz uma mensagem importante sobre a importância do cuidado com a comunicação, seja qual for o ambiente, seja em uma indústria ou em um hospital. Seguindo essa linha que une o lúdico com o conhecimento, foi realizada a I Gincana de Segurança do Paciente do HU-UFMA/Ebserh. Ao longo do dia, várias equipes compostas por profissionais e residentes dos diversos setores e cargos do hospital realizaram circuitos com uma série de jogos para testar se estavam por dentro das metas de segurança.

A gincana foi uma iniciativa do Setor de Gestão da Qualidade, por meio da Unidade de Segurança do Paciente e aconteceu nesta quinta-feira, 28, no auditório vermelho da Unidade Presidente Dutra. Cada equipe escolhia um nome e um capitão. Ganhou nos três primeiros lugares as equipes que alcançaram a maior pontuação em todo o circuito. São elas: Águia, Segue Seguro e Azul Seguro.   Em cada etapa, tinha uma brincadeira que precisava ser realizada dentro de um tempo estipulado. Todas relacionadas com a temática da segurança do paciente. E entre elas, o famoso telefone sem fio, que trouxe uma grande reflexão e um alerta sobre a importância do cuidado no repasse das informações para que o cuidado possa ser feito em sua plenitude e com toda a segurança necessária.

A chefe da Unidade de Segurança do Paciente, Jacione Botelho destaca a importância da Gincana para trabalhar uma temática tão essencial “Ela promove não só o conhecimento como também integra e funciona como um momento de descontração da rotina no hospital. Além de ser uma oportunidade para disseminação da cultura de segurança do paciente.”

Ela explicou ainda que os jogos da memória, caça- palavras, cruzadinha, telefone sem fio foram retirados do site do Hospital Moinhos de Vento que é a instituição que está matriciando o HU-UFMA no Projeto Paciente Seguro.

A gincana fez parte de uma programação da “Campanha Abril pela Segurança do Paciente” que teve como tema “O autocuidado está em suas mãos!” e como  lema “Cada um fazendo a sua parte, todos ficam mais seguros!”. Ao longo do mês foi realizado também o I Simpósio de Cirurgia Segura e o Workshop o autocuidado está em suas mãos.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Sirlei Garcia, reforça o foco da Campanha cuidadosamente pensada para o mês de abril “O tema já é muito significativo, quando falamos que o autocuidado está em suas mãos, quer dizer que cada um fazendo a sua parte, todos ficam mais seguros. Neste período, o Setor de Gestão da Qualidade, junto com suas Unidades de Segurança do Paciente, de Vigilância em Saúde e Unidade de Gestão da Qualidade abraçaram essa importante campanha e desenvolveram várias atividades. É importante ressaltar também a parceria com o Hospital Moinho de Vento, assim como da superintendência, das gerências de Administração, de Atenção à Saúde, de Ensino e Pesquisa e da Unidade de Comunicação Social.”

A entrega dos certificados para os representantes das equipes vencedoras foi realizada durante reunião de colaboradores que aconteceu na manhã desta sexta-feira,29. Na ocasião, foi entregue também um certificado de honra ao mérito à equipe da Unidade de Segurança do Paciente pela relevante contribuição no fomento da cultura de segurança do paciente junto aos colaboradores e residentes da Instituição por meio da realização da Gincana.

Entre os colaboradores que participaram da atividade, os depoimentos foram unânimes quanto aos aspectos positivos das dinâmicas, como bem pontuado pela jornalista e uma das integrantes da equipe Segue Seguro, Alexsandra Jácome, “Foi muito divertido participar. A ideia de aliar conhecimento com o lúdico deu um toque especial para trabalhar uma temática tão importante para a rotina hospitalar, independente do setor. Os idealizadores estão de parabéns pela iniciativa. Foi uma experiência enriquecedora.”

Conheça os times vencedores:

Time Águia- 1º lugar

Andressa Grazielle Simões Silva, Antonio Nilson de S. Junior, Carolayne Silva Amorim, Brígida Renata da Cruz Pereira, Amanda Maria Lopes Moura, Bruno Ramos da Silva e Francimary Martins Silva.

Time Segue Seguro- 2º lugar

Karla Andréa Silva Rapôso, Tânia Pavão Oliveira Rocha, Alexsandra Jácome Castelo Gomes Torres, Danielle Morais Almeida e Sirlei Garcia Marques.

Time Azul Seguro- 3º lugar

Ana Cássia Bastos Lopes, Marta Silva de Santana, Jacqueline Dutra N. Moreira, Soraya de Jesus A. Cutrim, Jucileia Ramos da Silva, Albenice do Nascimento Correa Santos, Erinalda Silva do Nascimento, Arinatécia Araújo Santos, Ana Cecília S. Martins e Fabiana Alves Soares.

Deixe uma resposta