Blog do ligeiro

Em reunião com secretário, vereador Marlon Botão defende educação integral como ponto estratégico para combater desigualdade social

Marlon Botão ressaltou ao secretário que a escola tem papel fundamental para milhares de jovens e crianças que, em muitos casos, vivem em situação de vulnerabilidade social

O vereador Marlon Botão (PSB) se reuniu, nesta semana, com o secretário municipal de educação, Marco Moura, para debater ações estratégicas de fortalecimento da educação básica de São Luís. De acordo com o vereador, o investimento na educação é um ponto essencial para combater as desigualdades sociais da capital maranhense.
.
“A melhor forma de combatermos as desigualdades sociais, os problemas históricos da nossa cidade, é com investimento em educação, com escolas de educação em tempo integral”, opinou. “Precisamos trabalhar para que a cidade de São Luís, nos próximos anos, consolide e amplie a rede de educação em tempo integral”.
.
De acordo com o parlamentar, a escola tem papel fundamental na vida de milhares de jovens e crianças que, em muitos casos, se encontram em situação de vulnerabilidade social.
.
“A estrutura escolar de educação em tempo integral permite, além da formação dos jovens e crianças, o acesso à cultura, ao esporte e lazer. Direitos que, como sabemos, a maioria absoluta dessas crianças não têm assegurados nos bairros em que vivem”, disse. “Fortalecer a rede educacional também significa cuidar das vidas das nossas crianças, dos nossos jovens”.
.
Ainda segundo o vereador, a implementação de escolas em tempo integral também terá papel estratégico para colocar os alunos da rede pública em pé de igualdade aos alunos da rede privada.
.
“O que queremos é que todos os alunos, os que vivem numa condição social de maior vulnerabilidade, tenham uma estrutura escolar e de ensino de qualidade, que também sejam preparados desde a base para que, futuramente, tenham condições de concorrer em pé de igualdade às vagas na universidade e no mercado de trabalho”, pontuou.
.
Requerimento
.
Na reunião, o vereador destacou que deu entrada, na Câmara Municipal de São Luís, com um requerimento pedindo que a UEB Darcy Ribeiro, localizada no bairro do Coroadinho, seja a primeira a receber o modelo de educação em tempo integral.
.
Marlon Botão destacou que a revitalização da UEB Darcy Ribeiro, que está fechada há vários anos, beneficiará mais de 200 mil famílias.
.
“O prefeito Eduardo Braide tem a oportunidade de ser pioneiro, de fazer história com a revitalização da UEB Darcy Ribeiro e a implementação do sistema de educação integral”, disse o vereador. “A UEB atende a um conglomerado de comunidades, compreendendo mais de 200 mil famílias que vivem em condições de vulnerabilidade e sem qualquer acesso a projetos sociais e políticas públicas”.
.
De acordo com o parlamentar, revitalizar a UEB Darcy Ribeiro significa levar mais dignidade a milhares de famílias.
.
“Sabemos da carência de políticas públicas naquela região, de projetos sociais. Neste contexto, a revitalização da UEB Darcy Ribeiro, com toda a sua importância, significa um primeiro passo para garantir mais dignidade a essas famílias”, destacou. “Um modelo que temos que consolidar e expandir para cada vez mais bairros”.
.
Para Marlon Botão, o modelo de educação em tempo integral é um processo inevitável.
.
“Para começar a construir desde agora uma São Luís arrojada, preparada para o futuro, e com oportunidades para todos, temos que enxergar a educação em tempo integral como um processo inevitável, que deve ser cada vez mais incorporado, inclusive no sentido orçamentário. Vamos fazer o que for possível para já incluir as escolas em tempo integral no orçamento de 2022”, afirmou.
.
Marlon Botão ressaltou que a educação em tempo integral é uma das suas principais bandeiras, e que seu mandato fará o que for necessário para viabilizar a sua implementação em São Luís.
.
“Eu me coloco, como sempre, à disposição das comunidades, do prefeito Eduardo Braide e do governador Flávio Dino, para ajudar no que for necessário. Seja por meio de requerimentos, projetos de lei ou emendas”, garantiu. “A educação em tempo integral vai preparar as nossas crianças e a cidade para o futuro”.
.
Reformas
.
Membro da Comissão de Educação, Desportos e Lazer da Câmara Municipal, o vereador Marlon Botão também aproveitou a ocasião para solicitar ao secretário reformas em escolas da Zona Rural de São Luís, para que elas estejam preparadas para a volta às aulas em formato hibrido, retorno programado pela prefeitura para o segundo semestre.
.
“Trouxe ao secretário as demandas da comunidade do Maracanã, onde estão localizadas as UEBs 21 de abril e Augusto Mochel, e também da comunidade de Pedrinhas, onde fica a UEB Amaral Raposo”, destacou Marlon Botão. “Sabemos que essas escolas atendem a muitas famílias, e elas precisam estar aptas a receber novamente os alunos caso iniciemos o sistema hibrido na capital”.
.
O saldo, segundo o parlamentar, foi positivo.
.
“Tivemos um retorno positivo do secretário, que tem feito um ótimo trabalho à frente da pasta, e acredito que muito em breve teremos resultados positivos na prática para apresentar a essas duas comunidades e tantas outras que também necessitam”, afirmou.
.
Marlon Botão destacou, ainda, o trabalho que tem feito dentro das comunidades.
.
“Temos feito o possível para auxiliar as famílias mais necessitadas da nossa Zona Rural, assim como de toda a cidade. É um trabalho contínuo, que se torna ainda mais importante neste momento desafiador de pandemia, mas que realizamos com muita alegria e responsabilidade, porque sabemos que dessa forma estamos mudando a vida das famílias ludovicenses para melhor. E esse, no fim das contas, é o nosso propósito dentro da Câmara Municipal de São Luís”, finalizou.

Deixe uma resposta