Públicidade Prefeitura
Blog do ligeiro

Eliziane destaca belezas e história de São Luís em homenagem aos 403 anos da cidade

A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) fez uma bela homenagem à cidade de São Luís durante a Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 403 anos da capital do Maranhão realizada nesta terça-feira, dia 01 de setembro na Câmara dos Deputados.
No Plenário, a deputada maranhense enalteceu a história, as belezas e a cultura da cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido em 1997 pela UNESCO em reconhecimento a preservação do seu conjunto arquitetônico.
“Nesta síntese de Brasil que temos a honra de viver, com seus manguezais, suas praias e suas belezas. É esta visão dos azulejos centenários que nos fazem amar a nossa bela cidade que é Patrimônio da Humanidade. Não quero me deter aos problemas enfrentados por São Luís, mas acredito que precisa ser mais bem cuidada”, destacou.
Eliziane Gama, que é filha de família simples do interior do Maranhão, lembrou que para conseguir estudar foi morar em São Luís quando tinha 14 anos. Ela agradeceu o acolhimento da cidade que a adotou e disse que se considera uma legítima ludoviscense.
“Eu me considero uma ludovicense. Esta cidade que me adotou e me deu como grande presente a oportunidade de ter acesso à universidade onde estudei jornalismo. Logo quando cheguei a São Luís vi as belezas dos seus casarões, 3.500 edifícios que encantam os brasileiros e a todos os países do mundo. Uma cidade que nos transporta a séculos passados, nos faz reviver o que foi o Brasil Colonial e nos faz ver o que é o Brasil contemporâneo”, ressaltou.
Fundada em 8 de setembro de 1612, a cidade de São Luís é rica em história e tem um dos maiores acervos arquitetônicos do mundo. Eliziane destacou que além deste patrimônio cultural e histórico, a capital maranhense também é berço de grandes nomes da arte, da literatura e da música que se destacam em cenário nacional e internacional.
“Por onde se fala de São Luís se evidencia a sua história e os seus grandes nomes na música e na literatura. É de lá da nossa terra, do nosso torrão e de onde amamos, nomes da literatura como Aluízio de Azevedo, Ferreira Gullar, Nauro Machado, Sousândrade e Sotero dos Reis. E por que não lembrar que é da nossa querida cidade Alcione, Zeca Baleiro e Catulo da Paixão Cearense”, citou.
Eliziane Gama finalizou o discurso recitando trechos do Hino de Louvação a São Luís de autoria do poeta maranhense Bandeira Tribuzzi. Ela enfatizou que amar a cidade também significa representar dignamente as minorias.
“Este é o poema que está na cabeça de cada criança, idoso, mulher e pessoa com deficiência. Enquanto agentes políticos e representantes precisamos olhar para estas minorias do nosso povo, por que olhando para estas minorias estaremos fazendo valer a democracia e o que significa o verdadeiro papel do homem e da mulher que se propõe a fazer a representação digna e justa. Parabéns, a nossa bela cidade São Luís!”, concluiu.

Deixe uma resposta