Blog do ligeiro

Eduardo Braide vistoria obras de pavimentação na Avenida São Jerônimo, região do Santa Bárbara

O prefeito Eduardo Braide vistoriou, na manhã deste sábado (16), as obras de pavimentação na região do Santa Bárbara, na zona rural, onde foi iniciado o asfaltamento na Avenida São Jerônimo. Na área, a Prefeitura de São Luís está executando a implantação de mais de 12 km de rede de drenagem profunda, além de 12 km de pavimentação, contemplando as principais vias da região. Com isso terão fim os alagamentos rotineiros do período chuvoso e a mobilidade urbana também será melhorada. Mesmo com a obra ainda em fase de execução, a população já sente os benefícios.

“Voltei hoje à região do Santa Bárbara para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos na região. A Avenida São Jerônimo é extremamente importante, pois liga diversos bairros da nossa zona rural. Determinei à Secretaria de Obras que avance com celeridade na pavimentação da via para que, quando o período chuvoso iniciar, os condutores possam trafegar com tranquilidade e a população não sofra mais com os alagamentos. Vamos acompanhar de perto toda a obra para garantir que ela seja concluída com qualidade”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

A Avenida São Jerônimo é uma das mais importantes da região. Com 2,4 km de extensão, ela interliga bairros como Cruzeiro de Santa Bárbara, Santa Bárbara, São Raimundo, além de ser o principal acesso a pelo menos 30 comunidades do entorno. O trecho foi um dos que recebeu rede de drenagem profunda. Com a obra de drenagem finalizada, agora as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) avançam com a pavimentação. Primeiro está sendo feito o processo de imprimação para que seja implantado o asfalto. O trabalho está sendo feito em etapas porque a via é extensa e com grande fluxo de veículos durante todo o dia. O cronograma de obras foi elaborado para que o trabalho seja concluído o mais breve possível, causando o mínimo de transtornos à população.

“Esta é uma determinação expressa do prefeito Eduardo Braide: concluir toda a obra com o máximo de rapidez. Ainda temos cerca de 10% das obras de drenagem para serem realizadas na região, além do asfaltamento. Estamos com sorte, pois o período de chuvas ainda não começou e com isso podemos avançar com mais celeridade para que quando as chuvas intensas iniciarem a gente esteja com o máximo da obra concluído”, informou o titular da Semosp, David Col Debella.

Ao longo de décadas quem trafega, trabalha ou mora na Avenida São Jerônimo sofreu com os alagamentos e o lamaçal nos dias de chuvas, a poeira nos dias de sol, além dos inúmeros buracos. Mas esta é uma situação que já começa a ficar para trás, segundo a comerciante Aldilene Brito. “Eu vendo peixe aqui no meu comércio e perdi clientes porque ninguém quer comprar peixe sujo de poeira. Mesmo a obra ainda não estando totalmente concluída, a gente já sente a melhora. Até caixas de isopor novas eu já comprei para guardar o meu peixe. Antes não poderia fazer isso”, comentou.

Moradora da Avenida São Jerônimo há mais de 30 anos, Maria José Lisboa também já sente os benefícios da obra. “Ninguém aqui podia sentar na sua porta nem deixar o portão aberto porque era muita poeira nessa época do ano. Agora, a gente já consegue fazer isso. Quando o asfalto estiver todo pronto vai ficar ainda melhor”, disse.

Além da drenagem e pavimentação, a Avenida São Jerônimo está recebendo obras de meio-fio e sarjeta.

Deixe uma resposta