Em parceria com a TV Cidade, a Equatorial Maranhão participou do projeto Praia Limpa, uma iniciativa aberta a toda a comunidade com foco nas praias de São Luis, atualmente impróprias para banho por conta da poluição e da falta de conscientização e sensibilização da população que frequenta esses ambientes. O movimento Praia Limpa aconteceu neste sábado (27) na praia Litorânea e envolveu voluntários que coletaram resíduos espalhados pela areia e ajudaram na sensibilização das pessoas que estavam no local.
Na ocasião, o espaço E+ Reciclagem ofereceu coleta de materiais recicláveis, pesagem e recebimento de resíduos reciclados, orientações sobre reciclagem e muito mais. Além de divulgar o projeto, os colaboradores que participaram da ação ressaltaram a importância de manter os espaços públicos livres dos agentes poluentes.
A Equatorial Maranhão, por meio do projeto E+ Reciclagem, destaca que somente neste ano já foram mais de 2,9 toneladas de resíduos coletados, mais de 3,3 mil clientes bonificados um total de mais de 89 mil em bônus na fatura de energia dos nossos clientes consumidores. Estes números representam a equivalência de mais de 9,1 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos no meio ambiente, mais de 23 mil árvores deixaram de ser cortadas e mais de 209 mil m3 de água deixaram de ser utilizadas em processos de fabricação destes materiais aqui reciclados.
Rosângela Martins, Analista dos Projetos de Eficiência Energética PEE da Equatorial Maranhão, destaca que a sociedade deve valorizar a importância do meio ambiente todos os dias, e não apenas em datas alusivas à preservação. “Apoiar projetos como o Praia Limpa, promovido pela TV Cidade, é fundamental para incentivar a reflexão e a inclusão da sociedade em pautas ambientais, como a conservação da natureza e a sustentabilidade. Ciente disso, a Equatorial Maranhão, através do programa E+ Reciclagem, reforça o combate aos prejuízos causados por resíduos sólidos, frequentemente descartados de forma inadequada no meio ambiente, e promove a cultura da coleta seletiva para a população”, destaca Rosângela.
Saiba mais sobre o E+ Reciclagem
O E+ Reciclagem é um Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, lançado em 2011 que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. A iniciativa também busca promover ações voltadas para a conscientização e preservação ambiental e combater os efeitos prejudiciais causados pelos resíduos sólidos que são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva através da conscientização da população. Apenas em 2023, o projeto arrecadou mais de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente 256 mil reais de descontos nas contas de luz das famílias maranhenses.
Desde o lançamento do programa, foi possível evitar o corte de cerca de 342 mil árvores no estado. Além disso, mais de 3.100.000 mil m³ de água ficaram livres de poluição, 2.684 mil toneladas de carvão foram economizadas e 146.349,19 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) deixaram de ser lançados na atmosfera, evidenciando a importância e os bons resultados da iniciativa, que tem como propósito cuidar e preservar o meio ambiente. Também foram economizadas cerca de 219 mil (MWh/volts) de energia elétrica e mais de 46 mil clientes contribuíram para a preservação do meio ambiente ao realizaram a troca resíduos recicláveis.
A Equatorial Maranhão, que tem como um de seus valores a Responsabilidade socioambiental, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu o compromisso com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão