Blog do ligeiro

Dr. Gutemberg homenageia mulheres e destaca a luta pelo respeito e igualdade

Março é o mês em que se celebra a luta das mulheres por mais direitos e igualdade de gênero. E nessa segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), destacou que, além de reconhecimento, as mulheres merecem respeito.

A palavra é respeito para elas. Esta é uma Casa das ideias. E defendo a construção de políticas públicas para amparar as mulheres, além do debate das discriminações e violências morais, físicas e sexuais, ainda sofridas pelas mulheres. Mais da metade das casas brasileiras são sustentadas por elas. E, mesmo assim, sabemos o quanto a sociedade precisa avançar contra o machismo e criar oportunidades de emprego e segurança para elas. Precisamos somar forças e impedir que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, analisa o vereador.

Ao longo da sua atuação parlamentar, Dr. Gutemberg abraçou várias lutas em benefício das mulheres de São Luís. Em sua trajetória política, destaque para diversas ações, tais como: a reabertura da Maternidade Maria do Amparo; a Lei que cria o Programa de Prevenção à Violência Doméstica com estratégia da saúde na família (Lei nº 6.634/2020); Lei que veda a nomeação para cargos em comissão de condenados pela Lei Maria da Penha (Lei Municipal nº 6.711/2020); Lei em defesa das mães que tenham crianças diagnosticadas com Autismo; Lei para transformar São Luís em uma Cidade Amiga dos Idosos, entre outras.

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, para comemorar os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher, e fazer uma reflexão sobre os avanços que ainda são necessários.

Dr. Gutemberg reafirmou o compromisso de lutar por mais ações que ampliem os direitos da mulher, e parabenizou todas as mulheres do Maranhão.

Nosso Estado é abençoado, porque conta com mulheres fortes e atuantes. São mulheres que têm uma jornada tripla de estudos, trabalho e ainda tomam conta da família. Deixo meu reconhecimento a todas elas: vereadoras, médicas, enfermeiras, professoras, policiais, empresárias, jornalistas, donas de casa… Parabéns, para as nossas mulheres maranhenses, que são fonte de inspiração”, finaliza o médico e parlamentar.

Deixe uma resposta