Troca de comando na Arquidiocese de São Luís: sai Dom Belisário (E) e assume Dom Gilberto

Devido à pandemia, celebração terá público limitado

A Arquidiocese de São Luís terá um novo arcebispo a partir deste domingo (18). Dom Gilberto Pastana de Oliveira sucede Dom José Belisário da Silva, que se aposenta por idade. A Missa de Acolhida será no Parque São João Paulo II (no Aterro do Bacanga), a partir das 18h, apenas para convidados do clero do Maranhão, Ceará e Pará, familiares e alguns as autoridades civis.

Antes da celebração, dom Gilberto participará, na Catedral da Sé, do rito de posse, que será transmitido ao vivo pelo YouTube da Catedral. Em seguida, encaminha-se em carro aberto fazendo um percurso pelas ruas do centro histórico até o parque, onde foi montada a estrutura completa para a celebração.

Dom Gilberto foi nomeado novo arcebispo de São Luís (MA) no dia 2 de junho, após o Papa Francisco acolher a renúncia, por idade, de dom José Belisário. Dom Pastana, que anteriormente estava à frente da Diocese de Crato (CE), tem familiaridade com o povo e cultura do Maranhão, pois já foi bispo da Diocese de Imperatriz no período de 2005 a 2016.

Dom José Belisário da Silva foi o sétimo arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Em sua trajetória, que durou 16 anos, ele deixa para todo povo de Deus uma trilha, por meio de sua vida, para sempre enxergar o invisível.

“Volto para as Minas Gerais, para minha família franciscana, com uma enorme dívida – dívida de amor e gratidão. Essa dívida não me é pesada, pelo contrário, é uma dívida que quero carregar para o resto da minha vida com muito carinho”, finaliza dom José Belisário da Silva, agora, arcebispo emérito de São Luís do Maranhão.

Dom Gilberto – Natural de Boim (PA), estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005, sendo ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA). O lema episcopal escolhido foi “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. A posse aconteceu no dia 13 de novembro. Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato (CE) até sua nomeação como bispo diocesano.

Agora nomeado como arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana expressou que é uma grande alegria e que confiando no Senhor aceitou essa nova missão de pastorear este povo novo e que espera por muitas oportunidades de conhecer a todos e experimentar juntos desta relação fraterna que fazem de todos os discípulos do Senhor e pediu a oração de todos por este novo tempo.

Serviços:

 

  • Missa de acolhida e posse do novo Arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana de Oliveira
  • De 18 de julho de 2021 | 18h
  • Parque São João Paulo II – Aterro do Bacanga

Transmissões:

    • TV Nazaré/Fundel São Luís (canal aberto 43.1)
    • YouTube da Arquidiocese de São Luís
    • Rádio Educadora AM 560 (site ou aplicativo)
    • Rádio Rural de Santarém-PA (710 AM);
    • Rádio Padre Cícero de Juazeiro do Norte-CE (104,5 FM)
    • Rádio Educativa de Coroatá-MA (106,3 FM);
    • Rádio Educadora de Crato-CE (102.1 FM)
    • TV Nazaré/Encontro Santarém-PA (canal 26.1)