Públicidade Prefeitura
Blog do ligeiro

Dino se manterá neutro na eleição para Famem

Ao contrário do que se especula nos bastidores, o governador Flávio Dino (PC do B) se manterá neutro na eleição que definirá, no dia 14 deste mês, o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2021/22.

O comunista, a partir de hoje, estará de férias com a família. Até o próximo dia 15, quem exerce a interinidade no Palácio dos Leões é o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos).

No entanto, a ascensão de Brandão não significa dizer que ele possui o apoio de Dino para viabilizar o seu candidato a presidente, Fábio Gentil, prefeito reeleito de Caxias, que lançou o seu nome ontem (reveja).

Flávio Dino não mobilizará prefeitos e prefeitas em prol de Gentil e nem a favor do prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), que tentará renovar o mandato à frente da entidade.

O governador já deixou claro aos mais próximos que não pretende incentivar um novo racha na sua base, já que os dois postulantes são de partidos que lhe prestam apoio.

Dino não quer repetir o erro do próprio Brandão, que classificou de desertores aliados governistas que não apoiaram Duarte Júnior no segundo turno do pleito em São Luís.

Além disso, entre Gentil e Xavier, o governador tem clara preferência pelo segundo, uma vez que o gestor de Caxias nunca lhe foi próximo.

Portanto, Carlos Brandão, sentando na cadeira de governador, pode até tentar turbinar uma candidatura de Fábio Gentil.

Mas o fará sem o apoio de Dino.

Enquanto isso, Erlanio caminha a passos largos para sacramentar sua reeleição, uma vez que já conta com o apoio fechado de pelo menos 150 gestores.

Nesta quarta-feira (06), ele registrará sua chapa composta por 25 nomes.

Já o caxiense corre contra o tempo para tentar formalizar um grupo de prefeituráveis.

E caso não consiga – o que é muito provável – deverá compor com o próprio pedetista.

Deixe uma resposta