Blog do ligeiro

Dino alerta para aumento do número de casos da Covid e flexibilização de atividades pode ser alterada

O governador Flávio Dino (PC do B) utilizou as suas redes sociais para chamar a atenção acerca do aumento do número de casos positivos do novo coronavírus na capital São Luís, o que refletiu em um crescimento na taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para tratamento da doença.

“Reitero que a ocupação de leitos estaduais de UTI em São Luís está altíssima, há vários dias. Nossa equipe da Secretaria Estadual de Saúde trabalhando até agora para encontrar saídas emergenciais. Muito importante que TODOS façam a sua parte”, disse.

O comunista afirmou que técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde se reunirão ainda hoje para tratar do novo cenário, o que pode resultar no retrocesso das medidas de flexibilização já adotadas, como liberação de música ao vivo em bares e restaurantes; e autorização de eventos com até 100 pessoas, por exemplo.

Representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública também participarão do encontro.

Boletim epidemiológico divulgado pela SES ontem mostrou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid na Grande Ilha de São Luís está em 95,91% – dos 269 leitos existentes na rede estadual, apenas onze estão disponíveis neste momento.

Na rede privada de saúde, é de 100% a taxa de ocupação destes leitos, de acordo com boletins divulgados recentemente por hospitais particulares.

Somente nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico, 1.163 novos casos de pacientes que testaram positivo para infecção foram registrados no Estado.

Flávio Dino também informou que, ainda hoje, editará decreto sobre fiscalização em portos e tripulações de navios, respeitando a competência federal da ANVISA, mas criando normas complementares de reforço.

“Além dos controles federais, teremos agora os estaduais”, garantiu.

Deixe uma resposta