Blog do ligeiro

Construção de novo prédio do Câmpus Imperatriz será iniciada em fevereiro deste ano

As obras de ampliação do Câmpus de Imperatriz estão previstas para serem iniciadas em fevereiro deste ano, conforme publicado no Diário Oficial da União, no dia 30 de dezembro de 2020, que traz o resultado do processo licitatório para a construção do novo prédio do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), no valor de R$ 5.093.083,69.

A professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Herli de Sousa Carvalho, explicou que, junto com outros coordenadores, foi feita uma solicitação ao reitor Natalino Salgado para ampliação da estrutura física em prol da melhoria no atendimento das demandas semestrais das graduações em Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e no Mestrado em Práticas Docentes.

“A construção desta obra tem significado muito especial, principalmente para o curso de Pedagogia, devido à concretização de uma luta antiga para termos a possibilidade de promover ações conjuntas para auxiliar na formação das pessoas que optam pela prática docente”, comentou a coordenadora.

A obra contará com três módulos, contendo em cada piso:

Pavimento Térreo

04 salas de aula para 56 lugares cada uma

01 laboratório de Informática de Ciências Contábeis

07 salas para atendimento individualizado ao aluno

01 sala de conciliação

01 laboratório de licenciatura em ciências humanas

01 laboratório de práticas pedagógicas

Banheiros masculino e feminino

Escada e Elevador Rampa

1º Pavimento

08 salas de aula para 56 lugares cada uma

Banheiros masculino e feminino

Escada e Elevador Rampa

2º Pavimento

06 salas de aula para 56 lugares cada uma

01 sala de professores

01 sala de reunião

Banheiros masculino e feminino

Escada e Elevador Rampa

A construção deve beneficiar, diretamente, os cursos de Pedagogia, Direito e Ciências Contábeis, cujas aulas eram ministradas no Centro de Ensino Estadual Graça Aranha antes da pandemia do coronavírus. A obra prevê a construção de salas de aula, laboratórios, além de dependências para os programas de pós-graduação stricto sensu, recentemente instalados na Unidade Centro.

Leonardo Hunaldo dos Santos, gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) na UFMA de Imperatriz, explanou sobre o acompanhamento da obra: “Vou coordenar toda a equipe de fiscalização, visando acompanhar o andamento da obra, tanto em relação à qualidade do serviço, quanto em relação aos prazos legais de entrega de cada etapa, visando dar transparência a todo o processo. Toda a fiscalização será realizada com base no contrato vigente, atentando para todos os detalhes do projeto arquitetônico”.

Para Hélio Rodrigues Araújo, coordenador do curso de Ciências Contábeis, a obra será muito importante para a região, pois os alunos de outras cidades poderão organizar melhor sua estada na cidade, além das melhorias nas condições de ensino. “Está prevista uma sala que será utilizada como escritório modelo de nosso curso, o que dinamizará muito as aulas práticas, que hoje são oferecidas de forma bastante híbrida. Será de suma importância para o curso, para o centro e também para a comunidade a conclusão desta obra, que presenteará a nossa cidade com acomodações mais dignas de um centro como a UFMA”, enfatizou.

Atualmente, a Unidade Centro do Campus Imperatriz conta com treze salas de aula, sala de vídeo, três salas de professores, biblioteca, laboratório de informática, quatro salas de Centros Acadêmicos, cinco salas de coordenações, seis laboratórios do curso de Jornalismo, Brinquedoteca, Núcleo de Práticas de Ensino, Núcleo de Práticas Jurídicas e um Auditório.

Confira:

Por: Gabriel Araújo

Revisão: Jáder Cavalcante

(DCOM UFMA)

Deixe uma resposta