Blog do ligeiro

Cirurgia inédita na rede pública do Maranhão é realizada no HU-UFMA

Nesta última sexta-feira, 18, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a primeira cirurgia endoscópica de coluna, também conhecida como cirurgia por vídeo, para tratamento de hérnia de disco. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva utilizada para fins diagnósticos e/ou terapêuticos, que pode ser aplicada na coluna cervical, torácica e lombar.

O procedimento é bem moderno e há pouco tempo era realizado apenas em grandes centros de referência na Europa e nos Estado Unidos, chegando recentemente ao Brasil e sendo realizado apenas na rede privada. E agora a população Maranhense poderá contar com mais essa opção. O HU-UFMA é um centro de referência no estado do Maranhão em Ortopedia e Traumatologia de alta complexidade.

O médico ortopedista e especialista em coluna vertebral, Francisco Felipe de Carvalho Jr., que conduziu o procedimento, ressaltou os benefícios da cirurgia por vídeo. “O procedimento possibilita tratar hérnias de disco e compressão de nervos com menor agressão cirúrgica e menor tempo cirúrgico, uma recuperação muito mais rápida do paciente, com menor tempo de internação oferecendo uma maior rotatividade para a liberação de mais leitos, o que gera um maior número de cirurgias.”.

Ele ainda destacou como surgiu a ideia para a compra do equipamento endoscópico. “Nos questionamos o porquê do HU não fazer esse tipo de cirurgia, se os hospitais privados já realizavam. Então elaboramos um projeto e apresentamos a superintendente, mostrando as vantagens da aquisição para o hospital e para o paciente, e ela abraçou prontamente a ideia. E hoje a aquisição do equipamento é uma realidade e estamos realizando a primeira cirurgia por ele.”.

A paciente, Carliane Alencar, relatou como está sua recuperação e aproveitou para agradecer a equipe. “Quero agradecer e expressar meu apreço e só posso pensar em coisas boas para dizer a respeito de todos os colaboradores envolvidos nesse procedimento. E graças a Jeová Deus que usou o Dr. Felipe e toda sua equipe, me pôs outra vez de pé e andando sem sentir as dores que antes sentia, eu quase não posso acreditar quão bem as coisas estão indo. E mesmo com pouco tempo que fiz a cirurgia, me sinto bem, sem dores, e o melhor é que não é um procedimento invasivo com um grande corte, assim, a recuperação é bem mais rápida, e logo vou poder voltar a realizar minha atividade voluntária de ensino da Bíblia.”.

Saiba mais:

O endoscópio é um equipamento utilizado para cirurgias minimamente invasivas que possui uma câmera de vídeo de alta resolução e iluminação. A imagem é transmitida pela câmera do endoscópio. Esse tipo de procedimento permite a realização da cirurgia por meio de cortes muito menores que os de uma cirurgia tradicional da coluna.

Sobre a Ebserh:

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Unidade de Comunicação Social
Superintendência
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
huufma.ebserh.gov.br
     

Deixe uma resposta