Blog do ligeiro

Braide, Dr. Gutemberg e profissionais da saúde reafirmam compromisso com a saúde de São Luís

 

Em reunião com os profissionais da saúde, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), o vereador Dr. Gutemberg (PSC) e outras lideranças reafirmaram o compromisso com a saúde da população ludovicense, bem como buscar condições de trabalho e salários dignos para os profissionais que atuam na área.

Com experiência em Gestão Pública, médico cirurgião do aparelho digestivo, autor de vários livros, entre eles ‘Desafios da Gestão Pública no SUS’, Dr. Gutemberg conhece de perto a realidade da saúde pública de São Luís.

Para desafogar as filas nos hospitais públicos, Dr. Gutemberg reafirmou a necessidade de fortalecer os serviços da Atenção Básica, que tem a saúde da família como estratégia prioritária, associado a criação de Clínicas da Família.

Dr. Gutemberg lembrou que nesta pandemia muitas pessoas morreram pela associação da Covid-19 com doenças crônicas, tais como: diabetes, obesidade e hipertensão.

“E como combatemos as doenças crônicas? Valorizando a Atenção Básica. No momento em que aumentarem os recursos para a atenção básica (prevenção, diagnóstico e tratamento), vamos reduzir os atendimentos de média e alta complexidade, evitando que os hospitais fiquem lotados”, analisa Dr. Gutemberg.

O parlamentar fez questão de pontuar outro desafio importante para o próximo prefeito de São Luís: reduzir desperdícios.

Segundo o vereador, de 20 a 40% dos recursos da saúde são perdidos por ineficiência. Ele sugeriu investimentos em inovação e tecnologia, tais como: protocolos estabelecidos, informatização, prontuário eletrônico que funcione e outras ações.

“A lista de ações para a saúde é extensa. É urgente desafogar as filas nas Unidades de Saúde. Outra questão, não temos Urgência Pediátrica na cidade. E que se faça valer também a Lei que criei para colocar o cirurgião dentista na equipe multiprofissional. Além disso, tenho outra lei que estabelece 30h semanais de trabalho para enfermeiros, técnicos e atendentes de enfermagem. É preciso que se faça a revisão dos planos de cargos e salários dos profissionais da saúde e valorize o servidor da saúde. ”, frisa o vereador.

O deputado federal Eduardo Braide elogiou e agradeceu as sugestões do vereador Dr. Gutemberg.

Deixe uma resposta