Blog do ligeiro

Batista Matos é vice-líder de Eduardo Braide e grupo de Maranhãozinho se afasta de Duarte Jr.

 

O vereador Batista Matos (Patriota) foi escolhido como vice-líder do governo Eduardo Braide (Podemos) na Câmara Municipal de São Luís. O líder é o vereador Marcial Lima (Podemos), que é aliado de primeira hora de Braide.

Mas a ascensão de Batista ao posto de segundo na defesa do governo Braide tem um significado importante no movimento das peças do tabuleiro da política municipal. Ao mesmo tempo em que o candidato derrotado à prefeitura de São Luís, Duarte Júnior, tenta fincar uma bandeira de oposição a Braide, os vereadores eleitos na sua coligação se alinharam ao prefeito.

O bloco que indicou Batista como vice-líder é composto em sua maioria por vereadores ligados ao deputado Josimar de Maranhãozinho: o próprio Batista, Daniel Oliveira e o sobrinho de Josimar, Aldir Júnior. Também compõe o bloco Chico Carvalho, Rosana da Saúde e Antonio Garcez.

Agora, o único vereador que pode ser considerado aliado de Duarte na Câmara é Andrey Monteiro (Republicanos), que é amigo pessoal do deputado e foi eleito dentro da sua estrutura de mídia nas redes sociais. Mas o vereador ainda não deixou claro se fará uma oposição ostensiva ao governo.

No desenho atual, temos um grupão maior de apoio a Braide, o segundo bloco governista que indicou o vice-líder, o bloco independente e o Coletivo Nós como oposição.

Deixe uma resposta